[Talk-br] #RioOlympicsMapping: problemas a pensar solução viável

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Segunda Julho 11 01:08:18 UTC 2016


Boa noite pessoal.

Sobretudo para os que entendem mais de análise e programação e que quiserem/puderem colaborar em encontrar uma solução, mas para todos envolvidos ou interessados também:

No andamento da importação de prédios no Rio (https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(city)/Import_IPP_Buildings), foi observado o seguinte problema.

Em diferentes áreas da cidade o material tem apresentado diferentes tipos de conflitos.

No trecho Leblon-Ipanema, em que a maioria dos prédios do SHP da prefeitura já entra convertido com o OpenData no JOSM como multipolígonos,  apenas poucos casos de sobreposição ("self-intersecting" e "building inside building"), de todo modo tendo que resolver individualmente, mas mais fáceis pela menor quantidade.

Porém em áreas em que a maioria dos prédios (tendo sido convertidos do SHP em WGS84 para importação no JOSM com o plugin Opendata), entram como ways em polígonos simples ("não multipolígonos"), surge aí o problema de centenas de casos de "Building inside building", necessitando todos verificação individual.

Eventualmente a solução possível poderia ser a criação de relação type=building (mais detalhes em Relation:building : http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:building#For_3D_modelling).

Parêntese: seria bom se alguém pudesse testar um pequeno trecho (talvez baixando o SHP da prefeitura dos dois lados da Ponta de Copacabana, onde foram observadas estas diferenças e conflitos) também com outro sistema de conversão (talvez ogr2osm) para ver se eventualmente os polígonos ao serem convertidos do SHP para importação no JOSM possam entrar com este conflito mais resolvido.

Com este tipo de caso em que aparecem centenas de Building inside building na validação.

O PROBLEMA QUE SE COLOCA É:

Existiria algum modo de converter mais ou menos automaticamente as diversas partes do mesmo prédio para relação "type=building"?
Ou para separar em layer=1,2,3,etc...?

Isto é, os ways polígonos do "mesmo prédio" (multiplicado por centenas de prédios) que seriam colocados em uma mesma relação de type=building. Tendo em vista a grande quantidade de prédios que se pretende importar.

O problema é distinguir e selecionar os polígonos em mesma situação (basicamente "role=outline" x "role=part") em grande quantidade de objetos.

Um caminho possível neste sentido seria talvez através de algum tipo de "análise simultânea ou sequencial" de "overlapping" e "valores de área" (talvez no QGIS? ou outro?), para se distinguir o maior polígono externo (ou talvez através de "cálculo dos valores" de ele=* eheight=*, pois em geral a maior área está no menor nível) e sua respectiva "seleção", para que a área externa maior possa receber as tags role=outline ebuilding=yes, devendo os demais ways restantes (invertendo a seleção) etiquetados como role=part e building:part=yes), e sendo criada entre estes e o membro com role=outline uma relação de type=building.

Para resolver o conflito de "Building inside building".

A mesma coisa seria no caso de se optar por separação em layer=1,2,3,etc...

Ou se alguém tiver outra solução.

Saudações gerais,

- - - - - - - - - - - - - - - -

Sérgio / user:smaprs
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20160711/31055672/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br