[Talk-br] API Open Street Map

Paulo Vianna paulovianna.dev em gmail.com
Sexta Julho 15 22:02:59 UTC 2016

Ei Alexandre, obrigado mais uma vez pela resposta.

Não tem mistério a aplicação, eu só defino a rota de cada veículo e não sei
se necessariamente se isso seria um roteador (acho que deve ser). São
veículos que tem que cumprir um determinado caminho. Ah pra que isso? Eu
usarei para saber qual a quilometragem exata que cada veículo percorrerá
porque guardarei num banco de dados geográfico e para visualizar no mapa
onde estarão estas rotas.

Mas como eu disse: usarei e guardarei! Pois hoje uma empresa guarda estes
dados de rota e não temos acesso. A única coisa que guardamos são os pontos
de parada onde estes veículos podem parar. E isso sim eu guardo num banco
de dados geográfico e exibo no componente do dot.net que te passei o link.
Não tem segredo, se resume a isso.

O ideal do meu ponto de vista seria ter um GPS para rastrear este veículos
e ver o bichinho passeando no mapa, mas infelizmente não temos. Então eu
penso que se for para substituir a app de rotas da empresa terceirizada,
que seja mais inteligente, senão é melhor ficar do jeito que está.

Agora, vou pegar o que *Hélio* disse:

*Se essas rotas fossem pré gravadas, seria possível copiar as vias do osm
em um arquivo e entao vc teria a coincidência exata do traçado.*
Se vocês visitarem esta página:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_tags_for_routing/Valhalla, verão que
existe uma engine chamada Valhalla que o Mapzen utiliza para desenhar suas
rotas (do jeito que eu espero fazer). Eu não sei ao certo, mas acredito que
já existam camadas prontas com rotas pré gravadas para pedestres, bikes,
carros, etc e isso me permitiria fazer o que você diz Hélio, ter a
coincidência exata do meu traçado sem inconsistências como um traçado torto
por exemplo. Porém, o acesso a isso pelo que andei lendo é limitado. Como a
minha app é apenas interna, não faz diferença, mas eu não sei ainda se eu
iria usar isso.

Outra frase do Hélio:

*O GPS garmin tem uma função que automaticamente posiciona o veículo
exatamente sobre o mapa, mesmo que o traçado da via esteja deslocado em
relação a posição real do veículo*

Exatamente! Não só o Garmin, mas todo o aparelho de GPS que conheço faz
isso. Eles já tem estas rotas certinhas, então eu penso comigo: por que eu
não tenho acesso a isso? Por que eu tenho que desenhar o traçado? Como eu
acesso isso, sendo que eu imagino que estes caras também usam o OSM por
baixo dos panos?

Agora Alexandre, quando você diz:

*Se não querem, aproveitar os traços do OSM, como sugere o Helio, parece
ser uma boa.*

É claro que eu quero aproveitar estes traços! Até porque eu gravarei todas
as linhas e os vértices no meu banco de dados espacial no formato line e
depois quando precisar editar, carregarei as minhas rotas no OSM a partir
das informações vindas do meu banco, mas aí eu volto a perguntar: existe
uma forma de eu acessar alguma base de ruas e vias pré-gravadas no OSM e ir
sublinhando por cima delas para fazer o meu traçado de rota apenas por onde
ela passa? Se isso existe, como é que eu acesso isso? Eu não estou
preocupado se o OSM me diz que existe uma rua no meio do manguezal, eu só
quero pegar a informação de onde ele disse que existe uma via, como o link
do Mapzen faz quando você marca ponto A e B e ele traça a rota por apenas
onde existe via.

Eu não sei seu deu para entender. Eu disse mais do mesmo, mas se você
conseguir me responder isso de forma que seja possível (sem ter de
reinventar a roda), eu acho que dá pra fazer.

Mais uma vez obrigado pelas informações.