[Talk-br] Numeração de ruas SP

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sábado Março 19 13:20:38 UTC 2016

Oi Jorge, bem vindo na lista!

Eu já sofri bastante com cadastros de endereço em cidades do interior, e
acredito que São Paulo, principalmente na periferia, não seja muito
diferente: são frequentes os números prediais que não batem com a métrica
das ruas... Existem casos de números escolhidos por critérios de
numerologia, sem a menor conexão com a métrica (!)... E existem as falhas
burocráticas de registro no IPTU, os casos de numeração antiga que ainda se
confunde com a nova, ruas que mudam de nome mas não é oficial, etc.

Em 19 de março de 2016 09:54, Jorge Rocha Gualtieri <jrocha em gmail.com>
escreveu:

> E quando estiver diferente? Acho melhor manter o que está lá, pois
> acredito que foi feito por alguém que conheça a região.

Exato.  Os dados obtidos por mecanismos de crowdsourcing
<https://en.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing>, como em geral é esperado no
OSM, são uma das únicas opções factíveis de captura e homologação dos dados
relativos à "numeração predial praticada".

Alias esse é o termo que algumas prefeituras usam para distinguir os dois
tipos de dado,

* *numeração praticada*: real, que está na plaquinha do lote ou edifício.
* *numeração oficial*: que foi registrada em cartório ou fixada pela
prefeitura, mesmo que com erros métricos.
* *numeração interpolada*: gerada por software, e consistente com a métrica
e as normas de numeração predial vigentes.

... talvez um bom começo de discussão seja avaliar como traduzimos e
interpretamos o jargão e as normas fixadas em
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:addr

Quanto a interpolações "presentes e passadas": minha visão pessoal é de que
interpolação é um dado matemático funcional, é o resultado de um algoritmo,
não importa quem ou quando postou o resultado. Eu entenderia que "jogar por
cima o dado novo" faz sentido se o novo algoritmo é mais preciso, ou se o
novo calculo envolveu mais amostras e portanto é mais confiável... Alias
outra discussão é essa: a interpolação deve ser ajustada à mostragem ou
ignora-la? Não está muito claro na Wiki.

Quanto a outros dados de apoio à amostragem: o CEP fornece condições de
contorno para a interpolação, mas o CEP não foi sistematicamente registrado
no OSM-BR.

PS: sobre aprofundar a discussão dos algoritmos, infelizmente não temos
massa crítica nessa lista de discussão para falar de software.. Eu  uso
PostGIS, o que você está usando?  Tem tem material em algum Github? Se a
discussão ficar muito técnica podemos levar para o Github ou Wiki-OSM.