[Talk-br] Numeração de ruas SP

Jorge Rocha Gualtieri jrocha em gmail.com
Sábado Março 19 14:06:47 UTC 2016

Olá Peter,

Realmente tratar a numeração é algo bem complicado. Esse mapa do GeoSampa é
uma iniciativa bem legal da prefeitura para todas as secretarias usarem a
mesma base cartográfica e ajustarem esse mar de desvios de informações que
existe hoje entre elas, em teoria a numeração importada seria a do IPTU
daqui de SP. Mas realmente teremos que aceitar que numeração praticada não
vai bater com a oficial em alguns (diversos?) casos.

Nesse sentido entendo que o algoritmo de importação funcionaria quadra por
quadra, e aonde já tiver informação ignora aquela quadra mantendo o que já
esta lá por ser proveniente de crowdsourcing. Gera apenas um log dizendo
isso para futura análise.

Acho a ideia de discutir o http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:addr bem
importante. Um ponto que me questiono é o vetor auxiliar para registro da
numeração conforme esse  aqui
<http://www.openstreetmap.org/way/235862408#map=18/-23.61004/-46.63601>.
Quando for feita a importação teremos dois vetores extra por rua. Mesmo
sendo uma simples questão de notação tenho minhas dúvidas se é a melhor
abordagem. Embora seja essa a recomendada pelo OSM e a que irá funcionar
corretamente com o Nominatim <http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Nominatim>.

Quanto a precisão da interpolação eu entendo que o fato de fazer quadra por
quadra ajuda a manter a precisão, uma vez que o Nominatim ira fazer
inferência apenas dentro da quadra, mas mesmo assim estamos sujeitos ao
risco da numeração oficial não coincidir com a numeração praticada naquela
quadra.

Quanto ao CEP, acredito que podemos ajustar isso também. Mas precisaria
estudar um pouco mais essa base para poder alinhar ela com os dados do OSM
de forma consistente. Ainda não esta claro para mim. Mas também acho muito
importante ter o CEP.

Em relação ao software, é um programa em C# usando a lib sharpmap
<https://sharpmap.codeplex.com/> para fazer a consulta dos shapes
disponibilizados pela prefeitura e a edição do XML do OSM. Depois disso
usar o JOSM <http://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM> para integração com a
base do OSM.
Assim que conseguir fazer um bairro no OSM local vou publicar o fonte no
Github.

Abs
JRG