[Talk-br] Remoção de "Picos" falsos ao entorno de Pouso Alegre

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Quinta Março 31 15:36:52 UTC 2016


Acho que seria bom conservar os dados de altitude do layer IBGE.

Por outro lado, de fato vi marcações de altitude do IBGE em regiões de coxilhas, com pouco desnível. São dados gerais de planialtimetria.

Eu também marquei muitas como peak, por não encontrar outra tag mais adeaquada.


Ridge não é propriamente cume, mas significa crista, serra, uma linha imaginária que une os cumes ou pontos mais altos, que identifica o divisor de águas de onde correm rios necessariamente para lados opostos. Sempre há algum divisor de águas, mas não se costuma usar ridge para marcar em  terrenos de pouco desnível. Todo morro ou colina tem um ponto mais elevado, mas não necessariamente é um pico (abrupto). Depende de classificação segundo a proeminência topográfica (desnível mínimo), mas aí é mais complicado. Se houver indicação oficial ou mesmo popular, creio que é válido. Mas o dado de altitude certamente tem valor.


Adiante seria bom que houvesse uma tag mais adequada para dados de topografia, muitos podem não necessariamente ter elementos físicos no terreno como um marco geodésico, survey_point ou peak, mas apenas marcados em planta. Porém um dado efetivo e de valor para constar nos mapas. Aí talvez se poderia apenas substituir a tag peak, onde não for condizente, por algo que indique levantamento topográfico que não seja marco concreto ou pico.

A tag survey_point, como vem descrita no wiki, não envolve tudo o que pode ser dado medido, mas restringe a um marco físico no terreno, como em geral o ponto de origem de uma estação de medição.
O bom seria manter de todo modo o dado de altitude (ele, e source:ele).


- - - - - - - - - - - - - - - -

Sérgio (user:smaprs)
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20160331/aa898032/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br