[Talk-br] Votação: uso de boundary=administrative para meso/micro-regiões do IBGE

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Segunda Maio 2 12:20:58 UTC 2016

Alguns voluntários da comunidade OSM Brasil (entre eles o autor desta
votação) têm defendido na lista talk-br que o uso de
`boundary=administrative` para as mesorregiões e microregiões criadas
pelo IBGE não é apropriado, já que tais regiões têm fins apenas
estatísticos e não administrativos; usar `boundary=administrative` para
regiões que não são administrativas vai contra a definição e a intenção
da tag.

A discussão aconteceu em abril de 2006 sob o tópico de "Limites de
cidades com distritos", arquivada em:
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2016-April/thread.html

O objetivo desta votação é apenas para sondar o posicionamento da lista
talk-br, do fórum brasileiro e portanto da comunidade OSM como um todo
sobre esta questão. Caso haja um certo consenso que a representação não
é apropriada, o próximo passo será a escrita de uma ou mais propostas
formais de representação alternativa que não utilizem
`boundary=administrative` e que serão apresentadas/discutidas na lista e
colocadas em votação.

O que está em votação aqui é __única e exclusivamente__ se é apropriado
o uso do `boundary=administrative` para as regiões do IBGE. Outros
assuntos relacionados que foram mencionados na lista __não__ estão no
escopo desta votação, entre eles:

- como representar sub-distritos
- como representar distritos
- como representar bairros
- como representar regiões (N/NE/CO/SE/S)
- se o Brasil deve ter 10 ou 11 valores para `admin_level`
- se os limites/bordas em si estão corretos

Em especial, esta votação __também não__ está propondo nenhuma solução
específica nem uma alteração imediata de qualquer natureza nos dados.

Estas são justificativas que foram apresentadas na lista talk-br para
colocar a questão em votação:

- As mesorregiões e microregiões do IBGE são apenas estatísticas e não
têm função administrativa, conforme páginas do próprio governo [1] e
[2],  conforme o relato (de segunda mão) da opinião de um membro da
comunidade que é funcionário do próprio IBGE [3], e conforme o mapa
político (cuja função é mostrar as divisões administrativas) do próprio
IBGE [4]. Outro voluntário na lista talk-br citou a própria publicação
do IBGE em 1989 que criou as divisões [5], onde se menciona a função
estatística e não há menção da função administrativa. Além disso,
ninguém na lista até o momento aparesentou um exemplo de mapa
político/rodoviário (online ou não) onde tais regiões estão representadas.

   [1]
http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/metadata.show?id=68&currTab=simple:

   > As microrregiões integram a organização, o planejamento e a execução de
   > funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar
   > estadual. Entretanto, raras são as microrregiões assim definidas.
   > Consequentemente, o termo é muito mais conhecido em função de seu uso
   > prático pelo IBGE que, para fins estatísticos e com base em
   > similaridades econômicas e sociais, divide os diversos estados da
   > federação brasileira em microrregiões.

   [2]
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1586&evento=8:

   > Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega
   > diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas
   > e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões. Foi
   > criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui,
   > portanto, uma entidade política ou administrativa.

   [3]
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2016-April/011302.html:

   > Estive conversando com um exímio mapeador aqui do OSM BR, que também
   > trabalha no IBGE. No entender dele e conforme seus conhecimentos na
   > área, micro e meso não são administrativos. Mas essa é a opinião dele.
   > Ele também concorda que subdistritos são sim níveis administrativos.

   [4]
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/Brasil2500_2014/

   [5]
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2016-April/011310.html

- A documentação do `boundary=administrative` explica que o mesmo foi
criado para representar limites __administrativos__ apenas [1], como diz
claramente o primeiro parágrafo:

   [1] https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:boundary%3Dadministrative:

   > An administrative boundary. Subdivisions of
areas/territories/jurisdictions
   > recognised by governments or other organisations for administrative
purposes.
   > [Um limite administrativo. Subdivisões de áreas/territórios/jurisdições
   > reconhecidas por governos ou outras organizações para propósitos
   > administrativos.]

   A interpretação de que sub-divisões puramente estatísticas se
encaixam na definição de `boundary=administrative` parece ser
exclusivamente brasileira, de acordo com as tabelas [2] e [3]. Até o
momento não há exemplo de outro país que codifica regiões puramente
estatísticas usando `boundary=administrative`, o que indica que o uso
brasileiro não segue a definição escrita nem a usada na prática e
portanto está em desacordo com o consenso mundial.

   [2]
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:boundary%3Dadministrative#10_admin_level_values_for_specific_countries

   [3]
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:boundary%3Dadministrative#11_admin_level_values_for_specific_countries

Baseado nas justificativas acima, a seguinte questão é o que está em
votação:

 > Considerando que as mesorregiões e microregiões criadas pelo IBGE não têm
 > cunho administrativo, o uso de `boundary=administrative` para tais
 > regiões nos dados do OSM não é apropriado de acordo com a definição
 > e intenção da tag. Concordo com a idéia de que uma forma alternativa de
 > representação deveria ser utilizada para estas regiões, uma que não
 > utilize `boundary=administrative`.

Seu voto será:

- __Concordo__ caso concorde com as justificativas acima e que
deveríamos descontinuar o uso de `boundary=administrative` para tais
regiões.
- __Discordo__ caso não concorde com as justiicativas acima, ou mesmo se
concorda mas não acredita que são justificativas fortes o suficiente
para descontinuar o uso de `boundary=administrative` para tais regiões.

O que acontece se houver um número expressivo de "Concordo"? No curto
prazo, nada. Identificado um movimento expressivo pró-mudança, será
feita uma proposta com uma nova forma de representar mesorregiões e
microregiões que não use `boundary=administrative`. Esta proposta será
então discutida e refinada/aprimorada/modificada e em certo momento
colocada em votação: caso exista um consenso em relação a proposta, o
wiki será modificado para documentar o novo padrão e os dados existentes
serão modificados segundo o procedimento oficial do OSM documentado em
[Automated edits code of
conduct](https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Automated_Edits_code_of_conduct).

Para votar, responda _neste mesmo tópico_ e _na primeira linha_ do corpo
de sua resposta escreva a palavra "Concordo" ou "Discordo", de acordo
com seu posicionamento. Caso queira opcionamente justificar seu voto,
inclua após o voto uma explicação breve — se tiver mais pontos longos a
discutir, separe o resto da mensagem de seu voto por uma linha em
branco. Exemplos de votos:

 > Concordo: regiões do IBGE não são administrativas e usar
`boundary=administrative` está errado

ou

 > Discordo: regiões do IBGE são sim administrativas

ou

 > Discordo: regiões do IBGE se encaixam na definição de
`boundary=administrative`

Este texto está sendo postado tanto na lista de discussão talk-br quanto
no fórum brasileiro do OSM
[http://forum.openstreetmap.org/viewforum.php?id=74]. Os votos poderão
ser feitos na lista ou no fórum, mas caso esteja presente nos dois por
favor use apenas um dos dois para votar.

A totalização dos votos será feita por mim na seguinte página do wiki:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Vota%C3%A7%C3%A3o:uso_de_boundary%3Dadministrative_para_meso_e_microrregi%C3%B5es_do_IBGE

Para cada voto será incluida uma nova linha na tabela indicando o voto,
quando foi feito, quem votou, a justificativa breve (se existir) e um
link para o post na lista ou no fórum onde foi feito o voto. Caso hada
mudança posterior do voto por mudança de opinião, o voto anterior será
"riscado" e desconsiderado e o novo voto incluído como se fosse um novo.

Por questões logísticas e de transparência peço encarecidamente que
ninguém além de mim edite a página do wiki — os votos deverão ser feitos
apenas na lista ou no fórum. Caso alguém questione minha lisura ou
imparcialidade em totalizar os votos, fique à vontade para totalizar os
votos de forma paralela em outro local. Caso eu cometa algum erro na
totalização por favor se manifeste para que eu possa corrigi-lo.

Minha intenção é de deixar a votação em aberto por pelo menos 90 dias, e
de totalizar os votos na lista e no fórum pelo menos 1 ou 2 vezes por
semana. Caso eu precise me ausentar por mais de uma semana, tentarei
avisar antecipadamente.

Um abraço a todos.

// Leonardo.