[Talk-br] Votação: uso de boundary=administrative para meso/micro-regiões do IBGE

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Quarta Maio 4 10:34:31 UTC 2016

Caro Gerald,

On 03/05/2016 00:50, Gerald Weber wrote:
> Tenho objeção a conduzir a votação desta maneira, isto é uma votação
> induzida.

Me proponho a criar um terceiro tipo de voto, de "Objeção", que funciona
exatamente como os outros. Caso responda a este e-mail votando desta
forma vou interpretar como tal e registrar seu voto e totalizá-lo. Como
vai existir um link para sua objeção, tem a liberdade para argumentar de
forma que quiser no seu voto como esta votação não tem fundamento. Daí
vou colocar um aviso em negrito no topo do texto da votação no wiki
dizendo que existem objeções à votação e que os links dos votos
"Objeção" vão ter os detalhes das objeções.

Sobre conduzir a votação, o que eu fiz foi criar um tópico específico
para discutir o assunto da votação (e não os 20 outros relacionados) por
questão de objetividade, expliquei o escopo da votação, deixei claro na
primeira frase do texto da votação que sou eu que escrevi o texto da
votação e qual minha posição sobre o assunto, coloquei o link para os
arquivos da talk-br para permitir que as pessoas leiam a discussão
prévia por elas mesmas e estou apenas totalizando os votos que estão
sendo feitos usando publicamente — toda a informação é pública, o wiki
registra histórico e qualquer um pode inspecionar o que estou fazendo. O
tópico está em aberto, e respondi neste tópico para fazer alguns outros
pontos adicionais.

Isso ainda é uma lista de discussão, eu não encerrei o assunto. O tópico
está aí aberto para ser discutido. Qualquer argumento ou fato pode ser
apresentado, opiniões podem ser mudadas, e votos podem ser modificados.
Os votos são só a sondagem.

> Nenhuma das duas alternativas que foram propostas refletem o meu
> entendimento sobre o assunto.

Sinto ser grosso e direto, mas não é realmente problema meu. Você nem se
interessa muito em realmente explicar seu entendimento do assunto. A
iniciativa foi minha, tudo o que você fez foi criticar o tópico em si
(não os argumentos, mas o tópico) desde o início.

Faça o dever de casa e escreva um texto e proponha uma outra votação e
totalize os votos. Mas sei que não fará: se você _realmente_ estivesse
interessado em algo construtivo, teria explicado o que é realmente seu
entendimento ou sugerido como melhorar a votação. Mas criticar é fácil.

> Primeiro temos que definir cenários que resumem o entendimento do grupo
> e as suas consequências. Não cabe votar uma pergunta específica fora de
> contexto.

Se tivesse lido e prestado atenção no texto da votação teria visto que a
votação não está propondo nada, apenas sondando a posição da comunidade
sobre o assunto. Apenas formalizei a forma de expressar a posição e me
voluntariei a contar e totalizar.

De novo: faça o dever de casa e então faça tudo isso que você propõe.
Até uns dias atrás você questionou a própria importância de discutir
isso, que existiam outras coisas muito mais importantes a serem feitas —
mas ainda está postando por aqui e agora temos que definir cenários e
conseqüências, que curioso isso.

De novo mais uma vez: se tivesse lido e prestado atenção no texto da
votação teria visto que __eu estou me propondo a fazer uma proposta
formal com exatamente o que você está dizendo__, a votação é só uma
discussão/sondagem para ver se existe ou não um consenso sobre o
problema em si (e deixando amplo tempo de no mínimo 90 dias para
qualquer discussão sobre o assunto). Se todo mundo compartilha de sua
opinião, e eu sou o maluco aqui, não adianta eu perder tempo em fazer a
proposta. Assim eu salvo até o seu tempo para gastar nas outras coisas
mais importantes que estão aí implorando por atenção e eu não deixo você
fazer.

// Leonardo.