[Talk-br] Votação: uso de boundary=administrative para meso/micro-regiões do IBGE

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Quarta Maio 4 13:43:00 UTC 2016

Prezado Leonardo

se você pretende conduzir uma discussão, votação etc, como parece ser o
caso, então eu sugiro que não responda às mensagens de "cabeça quente" como
esta que você me mandou. Isto tem apenas tem o potencial de gerar mais
mensagens de "cabeça quente" e rapidamente isto se transforma numa briga
improdutiva. Podemos concordar com isto?

Há várias afirmações na sua mensagem abaixo que se eu fosse repondê-las "na
mesma moeda"  só resultaria em mais mensagens improdutivas e com potencial
de gerar briga. Por exemplo eu não tenho nenhum "dever de casa"  a fazer
pois não me comprometi a realizar qualquer tarefa específica que seja. Você
se expressando desta maneira parece que você está nos dando ordens tipo
"Votem", "Façam o seu dever de casa", "Leiam o que escrevi" etc, o que não
vai atrair qualquer tipo de simpatia para os seus argumentos. Imagino que
não tenha sido esta a sua intenção, mas isto pode ser interpretado desta
maneira e causar ressentimento.

Eu reconheço que a mensagem de objeção que enviei também não foi das mais
apropriadas, foi escrita "no susto" no meu celular enquanto estava no
aeroporto esperando para embarcar. Por isto saiu assim "atravessada" e sem
detalhes. Peço desculpas por isto.

Eu procuro ler tudo o que você escreve, mas acho que muitos vão concordar
comigo que se você exercesse um pouco mais de concisão nas suas mensagens
seria mais simples engajar na discussão. Talvez você pudesse dar um pouco
mais de atenção a isto.

De fato não pretendia voltar a postar sobre o tópico, a menos que tivesse
novos elementos concretos para contribuir. Mas me surpreendeu o início de
uma votação e não pude deixar de ignorá-la pelas implicações que poderia
ter. O problema de uma "votação" é que ela acaba se tornando uma "decisão"
mesmo que você esteja querendo realizar apenas uma sondagem como você diz.
Eu tenho vivência suficiente em listas de discussão para saber que logo
depois virá um "mas nós decidimos que..." mesmo que tenha sido apenas uma
sondagem. Pode não vir de você, mas pode vir de outras pessoas.

Penso que a maneira mais apropriada seria primeiro consultar se todo mundo
se sente suficientemente esclarecido para iniciar alguma votação, e esperar
propostas de como encaminhá-la. Se há alguma polêmica, o ideal é ver se há
alguém neutro o suficiente para encaminhar a votação apresentando de
maneira resumida os vários pontos de vista. De outro modo acaba-se
induzindo uma resposta. Por exemplo, quem apenas acompanha o Forum, e não
viu a discussão prévia da lista, não leu as opiniões divergentes sobre o
assunto. Assim, tendo visto apenas um lado da discussão tenderá a concordar
com ela. A pessoa poderia não concordar se lesse a discussão na lista.
Mesmo incluindo os links para a discussão dificilmente vão ler tudo pois
vão considerar que a mensagem de encaminhamento já resume todo o
entendimento, o que não é o caso. Por isto é importante colocar de maneira
equilibrada e imparcial os vários pontos de vista.

Por isto eu te peço que você suspenda a votação que você inicou. Já tem
outra pessoa que se manifestou contrário a realização desta votação,
portanto o correto agora é suspendê-la.

Minha sugestão agora é dar um tempo. Você com certeza consegui uma coisa
importante, estão todos pensando sobre o assunto, coletando informações e
pesando as consequências em alterar ou deixar como está.

um abraço

Gerald

:

> Caro Gerald,

> Me proponho a criar um terceiro tipo de voto, de "Objeção", que funciona
> exatamente como os outros. Caso responda a este e-mail votando desta
> forma vou interpretar como tal e registrar seu voto e totalizá-lo. Como
> vai existir um link para sua objeção, tem a liberdade para argumentar de
> forma que quiser no seu voto como esta votação não tem fundamento. Daí
> vou colocar um aviso em negrito no topo do texto da votação no wiki
> dizendo que existem objeções à votação e que os links dos votos
> "Objeção" vão ter os detalhes das objeções.

> [...]

Dr. Gerald Weber

gweberbh em gmail.com

Personal website <https://sites.google.com/site/geraldweberufmg/>

ResearchGate Profile <https://www.researchgate.net/profile/Gerald_Weber2>

Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais

Department of Physics/Federal University of Minas Gerais

Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brazil

mobile: +55-(0)31-996462277