[Talk-br] limites administrativos

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Quinta Maio 5 00:56:35 UTC 2016

>Somos poucos e ainda há muito por fazer.
>Números de Abril de 2016 do Osmand Live:
>708 contributors in Brazil
>1382 contributors in Argentina
>Comparando esses números ao da população de cada país, não estamos bem na foto
>-- Helio Cesar Tomio / Mapeador Openstreetmap

Legal o Helio trazer estes dados.
Há 2 coisas importantes em questão, parece. Mas talvez não igualmente importantes.

-preocupação com o aperfeiçoamento dos dados no OSM: me parece que há boas discussões, de alto nível técnico, quanto ao aperfeiçoamento dos dados, e uma boa manutenção da qualidade dos dados; nisto parece que estamos bem;

-número, participação da comunidade: neste, como apontado, parece que temos ainda uma baixa taxa de mapeadores.

Estava lendo sobre isso num wiki (que parece que é o DWG que vem desenvolvendo, talvez os maiores guardiões da perfeição dos dados no OSM):  http://wiki.openstreetmap.org/wiki/How_We_Map
(agora também em Pt-br: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_We_Map).

Uma das coisas destacadas ali é:  "OpenStreetMap values community cohesion over data perfection."
Livremente traduzido: "O OSM valoriza em grau mais alto a coesão da comunidade do que a perfeição de dados".

Não significa que a que esteja abaixo deva ser descurada. Ambas as coisas são importantes.
Mas em se tratando de escala de valores, a ordem afeta o resultado.

Faz toda a diferença quando nos damos conta de qual, aparentemente, esteja sendo mais atendido e qual carece mais.
E parece que isso pode se manifestar em várias coisas. Desde o modo como eventualmente falamos com os demais frente a uma preocupação por um aspecto do projeto que deva ser aperfeiçoado, o contato com novos, a difusão, a instrução, etc. Enfim, valores da coesão da comunidade.
Atingindo o que vem primeiro em grau de importância, parece que o outro tende a ficar mais fácil de atingir também. Este é o sentido de uma escala de valores.
Parece que é assim que tende a funcionar.