[Talk-br] Votação: uso de boundary=administrative para meso/micro-regiões do IBGE

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Quinta Maio 5 07:00:52 UTC 2016

Baseado no feedback que recebi desde que comecei o tópico e criei uma
votação, e depois de refletir um pouco sobre o que foi escrito, concordo
que a votação pode ser melhorada. Tenho as seguintes propostas a fazer
para melhorar e clarificar o processo. (Algumas dessas sugestões não vêm
de mim, estou compilando apenas e não reivindicando a autoria.)

1. Colocar no topo da página do wiki [1], de forma destacada, que o voto
tem finalidade de sondagem apenas e a totalização quer determinar (1)
quantos manifestam interesse no assunto e (2) quantos concordam em mudar
o status quo; que nada concreto está em votação e caso seja identificado
interesse e número expressivo manifestando o desejo de mudança, daí sim
apresenta-se uma proposta concreta que será separadamente debatida e
votada; que esta votação não significa apoio para nenhuma proposta
específica nem implica que realmente haverá qualquer mudança nos dados.

[1]
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Vota%C3%A7%C3%A3o:uso_de_boundary%3Dadministrative_para_meso_e_microrregi%C3%B5es_do_IBGE

2. Agora que citações começaram a aparecer embasando a posição de quem
defende o status quo, alguns dos argumentos no texto da votação se
tornaram debatíveis e/ou enfraqueceram e o texto passou a ser parcial
porque não as apresentam. Vejo duas possibilidades: (1) sumarizar tudo
que for discutido/apresentado ou (2) remover todos os pontos e apenas
manter links para o fórum e os arquivos mensais da lista.

Pessoalmente prefiro o (2) porque eu pessoalmente não vou ter tempo de
fazer o (1) além de totalizar os votos, então alguém precisaria
voluntariar a me ajudar — e mesmo assim acho que se alguém sumarizar,
algum outro pode questionar a forma ou a parcialidade do sumário. O (2)
simplifica, força quem quer votar a ler tudo e também dá menos trabalho,
o que é um ponto positivo em se falando de voluntariar o tempo.

3. As mensagem que representam votos a partir de agora terão que começar
com: "Li tudo postado no tópico na lista e no fórum até o momento". A
justificativa também passa a ser obrigatória. Sem essas duas coisas ele
não é totalizado.

4. Não existe como agradar a todos, então quero dar possibilidade de
registro para quem continua a ter objeção ao fato da votação existir
criando um terceiro voto, "Objeção" ou "Protesto". Pode ser votado como
os outros e será totalizado.

5. Isto não é na verdade uma mudança, só reforçando que é implícito mas
óbvio que um voto só considerou o que foi discutido e apresentado até o
momento que ele foi feito. Caso tenha feito o voto e queira explicitar
que continua com a mesma opinião mesmo depois de bons argumentos em
contrário, faça ele de novo. Mas acho útil não esperar todos os 90 dias
e sim votar no momento que sua opinião esteja firme, para se ter uma
noção do "andar da carruagem". A qualquer momento o voto pode ser
refeito ou trocado.

No momento só estou apresentando as sugestões acima, não fiz nada de
concreto. Espero que elas estejam abordando as objeções que foram feitas.

Prefiro manter a votação por inércia, já que as pessoas começaram a
fazer suas pesquisas e postar e debater e tem utilidade aproveitar o
momento.

// Leonardo.