[Talk-br] RES: Limite de cidades com distritos

Leonardo Brondani Schenkel leonardo em schenkel.net
Quinta Maio 5 13:24:24 UTC 2016

Estou respondendo mais para clarificar um pouco do NUTS do que para
desqualificar teu contra-exemplo, ok? O seu ponto ainda é válido, pois
há outros exemplos — entretanto você cometeu um equívoco que é o que eu
quero explicar.

On 05/05/2016 13:04, Gerald Weber wrote:
> [...]
> http://www.openstreetmap.org/relation/151304
>
> Segundo a wikipedia <https://en.wikipedia.org/wiki/South_East_England>:
> South East England is the most populous of the nine official regions of
> England *at the first level of NUTS for statistical purposes*.
>
> Sendo que NUTS significa: Nomenclature of Territorial Units for
> Statistics <https://en.wikipedia.org/wiki/South_East_England>
>
> Ou seja, no Reino Unido temos regiões em admin_level que que são
> definidas para fins estatísticos. Como esse NUTS é definido pela EU é
> possível que haja mais admin_level derivado do NUTS em outros países

O NUTS é o "IBGE da EU" e divide os países da EU em 5 níveis (3 + 2
LAUs, mas pra simplificar vamos dizer que são 5). O objetivo de sua
divisão é para estatística. Agora, uma grande parte, senão a maioria,
das divisões do NUTS não foi criada pelo NUTS — são divisões
pré-existentes dos países que foram "adotadas" — e a maioria delas são
as político-administrativas, tanto atuais como antigas. Não precisa
acreditar em mim, pode consultar a Wikipedia e ver as regiões NUTS de
cada país.

(Eu, como moro na Suécia, posso te dar o exemplo com conhecimento de
primeira mão sobre como elas são aqui, por exemplo. Das 5, todas foram
administrativas "adotadas". Se quiser responda que explico direitinho
como é a divisão daqui.)

Meu ponto não é dizer que não existam regiões puramente estatísticas do
NUTS; existem sim! Só que só olhando para elas, você não sabe. Tem que
ver caso a caso, país a país. O fato de ser NUTS não diz nada.

Vou usar seu próprio exemplo. O NUTS 1 para o Reino Unido são as
"regions" [1] (ignorando os 3 códigos do NUTS 1 que representam os
outros 'países' que não a Inglaterra). Agora veja o artigo que são as
regiões da Inglaterra [2] (que a própria página [1] referencia) e veja:
- que o primeiro parágrafo diz "they continue to be used for some
administrative purpose"
- que a tabela à direita que mostra que as regiões têm até governo
- que a tabela à direita mostra NUTS 1 como "additional status", elas
precedem o NUTS e a EU
- que tem uma seção inteira (número 2) de nome "Regions as areas of
administration" explicando como funciona a administração dessas regiões

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/NUTS_1_statistical_regions_of_England
[2] https://en.wikipedia.org/wiki/Regions_of_England

Esse é um exemplo clássico do que falei de divisão que (1) não foi
criada pelo NUTS e sim "adotada", (2) não foi criada com finalidade
estatística, e (3) é administrativa — mas o NUTS usa essa região para
fins estatísticos. O nome é "statistical regions of England" porque o
governo central quer tirar toda a administração dali a médio/longo prazo
e renomeou as regiões, mas isso não quer dizer que elas pararam de ser
administrativas. Se o NUTS não existisse, essas regiões ainda existiriam
(pelo menos até o Reino Unido não retirar toda a administração delas e
"matar" as regiões).

Talvez o NUTS 3 do Reino Unido seja estatístico, mas sinceramente como a
divisão deles é de uma complexidade imensa, eu não tenho conhecimento
suficiente para dizer o que exatamente eles são só dando uma olhada rápida.

Contra-exemplos claros do seu argumento são os que o "Papibaquígrafo"
deu (que vou repetir simplesmente por preguiça de levantar novos):
- Bulgária: NUTS 2, admin_level=4
- Hungria: NUTS 2, admin_level=5
Essas são puramente estatísticas (não sei se foram "herdadas" ou criadas
pelo NUTS, mas não faz diferença para a discussão).

Quer ver outro exemplo de "pega-ratão"? Eslovênia: NUTS 2,
admin_level=5, "statistične regije" — até o nome diz, com certeza é
estatístico, não? Errado [3]: "The statistical regions of Slovenia are
12 _administrative_ entities created in 2000 for legal and statistical
purposes".

[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Statistical_regions_of_Slovenia

> Como muito do OSM tem base ou origem em definições do Reino Unido
> (exemplo: classificações viárias) acho que temos aqui um exemplo claro
> de que não há problema algum em usar regiões criadas para fins
> estatístics com boundary=administrative.

Infelizmente o seu exemplo não foi claro, na verdade foi incorreto. :-)

Mas não faz diferença, seu ponto permanece, basta trocar o exemplo por
Bulgária, Hungria. Não por acaso esses países são novos na EU, são neles
que o NUTS geralmente cria divisões "novas", vou olhar os que entraram
depois dos "tradicionais" porque acho que vão ter mais exemplos. Se
olhar os "tradicionais" membros da EU, virtualmente todos os NUTS vão
ser regiões administrativas atuais ou históricas que o NUTS simplesmente
adotou para critérios estatísticos.

Sobre o que afirmei em outra mensagem, que o Brasil era o _único_ país
que codificava limite concebido com função puramente estatística, isso
obviamente não se sustenta mais, e mostra que eu estava desinformado.

Abraço,
Leonardo.