[Talk-br] RES: Limite de cidades com distritos

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Quinta Maio 5 13:57:17 UTC 2016

Oi Leonardo

só clarificando uma coisa aqui

- que a tabela à direita que mostra que as regiões têm até governo

Eu consultei esta tabela, não se trata de governo, são associações
regionais que substituiram governos regionais que foram extintos. Eu
entendo então que estas regiões perderam a função político-administrativa.

O endereço que consultei foi meu antigo endereço residencial, eu precisava
lembrar qual era o código postal. Nos quatro anos que lá residi nunca ouvi
falar que houvesse um governo ou administração do "South East". Aliás, como
a companhia de trem que eu usava era "South West Trains" eu até achava que
Southampton era parte do "South West", e se você for olhar o mapa faz até
mais sentido :P A única administração regional que eu conheci foi Hampshire
<http://www.openstreetmap.org/relation/172799> com a capital em Winchester,
onde de vez em quando a gente tinha de ir para resolver alguma coisa
burocrática. (Observação, notei uma tag designation=non_metropolitan_county
que não se encontra descrita na wiki).

Obrigado por sua análise sobre a origem histórica destas delimitações, acho
que clarifica bastante. Creio que isto mostra que cada caso é um caso. Ou
seja, nem toda delimitação estatística nasceu para este propósito.

O que eu penso que ocorreu no Brasil é que apesar das regiões serem
reconhecidas legalmente na constituição, poucos estados a definiram. Em vez
disto passaram a usar implicitamente as definições do IBGE. Parece que de
uma certa maneira as delimitações estatísticas se tornaram administrativas
na prática e por default.

O que eu penso que talvez precise acontecer, é levantar a discussão na
lista internacional de tagging do OSM. Sobre criar uma tag específica para
limtes deste tipo como você já sugeriu. A desvantagem é que será uma
discussão mais longa, e provavelmente mais penosa que a nossa. A vantagem é
que se isto for reconhecido passa a valer para o OSM como um todo e os
desenvolvedores de aplicativos e websites passam a ter uma razão para se
adaptarem. Talvez esta tag designation já tenha sido resultado de uma
discussão semelhante.

abraço

Geraçd