[Talk-br] Uso indevido de dados do OSM

Leandro Motta Barros lmb em stackedboxes.org
Quinta Outubro 27 18:01:53 UTC 2016

Caros,

Faz um bom tempo que um órgão na minha região criou uma ferramenta
ilustrando áreas de risco de inundação:

    http://www.comitesinos.com.br/risco/

Essa ferramenta utiliza dados do OSM sem os devidos créditos.

Em 11 de março de 2016 eu enviei a eles o seguinte email, solicitando que
os créditos fossem dados:

-----

Prezados,

Meu nome é Leandro e acabei de ver a sua nova ferramenta que mostra as áreas de
risco na bacia do Rio do Sinos. Dou-lhe os parabéns pela ferramenta, que
está realmente bem interessante.

Mas escrevo também por outro motivo. Sou colaborador do projeto
OpenStreetMap, e, tendo trabalhado bastante em algumas das áreas cobertas
pela sua ferramenta, posso afirmar com muito bom grau de certeza que o
"mapa base" utilizado por vocês provém deste projeto.

Os dados do OpenStreetMap estão disponíveis livremente e, pessoalmente,
fico extremamente feliz de ver meu trabalho voluntário no projeto sendo
utilizado para a criação de ferramentas que possam causar o bem para muita
gente!

Porém, os termos de uso dos dados do OpenStreetMap requerem  que os devidos
créditos sejam dados ao projeto. Vejam, por exemplo, este link: http://wiki.
openstreetmap.org/wiki/Legal_FAQ#3a._I_would_like_to_use_
OpenStreetMap_maps._How_should_I_credit_you.3F

Eu não represento o projeto de forma alguma, isso não é um comunicado
oficial nem nada do gênero. Sou apenas um colaborador voluntário que por
acaso acabou vendo a sua ferramenta. Como eu disse, fico feliz de ver nosso
trabalho sendo útil, mas também acredito seria correto de sua parte de dar
os créditos aos colaboradores do OpenStreetMap, ainda que não fosse exigido
pela licença.

Obrigado pela atenção,

-----

Recebi resposta deles em pouco tempo. Reconheceram a necessidade de dar os
créditos e perguntaram como deveriam fazer isso. Respondi citando um trecho
do link eu já enviado antes ("*Our requested attribution is "©
OpenStreetMap contributors".*
You must also make it clear that the data is available under the Open
Database Licence. This can be achieved by providing a "License" or "Terms"
link which links to www.openstreetmap.org/copyright or
www.opendatacommons.org/licenses/odbl.")

Dia 30 de setembro voltei ao site http://www.comitesinos.com.br/risco/ e
verifiquei que ele continuava sem os créditos para o OSM. Enviei novo
email, desta vez expressando meu sentimento em relação a isso:

-----

Olá,

Faz mais de seis meses que entrei em contato com vocês comentando sobre o
uso indevido de dados providos pelo projeto OpenStreetMap. Vocês haviam se
comprometido a dar os devidos crédito ao projeto, conforme os termos de uso
destes dados.

Percebo que vocês ainda não fizeram nada a respeito. Isso é lamentável, um
desrespeito ao trabalho de inúmeros voluntários e uso indevido de conteúdo
que não foi criado por vocês.

------

Até hoje não tive resposta, e continuamos sem créditos.

Pois bem, até agora eu estava em contato amigável com eles, como um
voluntário que não falava em nome do projeto (até porque eu não estou em
posição de falar em nome do OSM :-) ), mas considerando que eles estão
violando os termos de uso dos dados, creio que caiba alguma ação mais
oficial.

O que deveria ser feito neste caso?

Obrigado pela ajuda!

LMB