[Talk-br] Mapeamento hidrológico

Cassio Eskelsen cassio em 3geo.com.br
Quarta Agosto 30 02:57:04 UTC 2017

Acho isso extremamente importante e até "demorou" para começarmos a pensar
nisso.

Alguns pontos que precisaríamos discutir:

a) O conceito de wetland: as áreas alagáveis variam de acordo com o
evento/nível das águas. Normalmente enchentes tem tempos de recorrência,
enchentes de 5 anos alagam uma área muito menor que uma de 100 ou 500 anos.
Como mapear isso?

b) Uma coisa que falta no OSM é a hierarquia dos corpos d´água. Aqui no
Brasil usamos a ottocodificação, reconhecidamente uma das melhores. Andei
olhando o mapeamento feito lá na Europa e ao que parece os caras não se
preocupam com isso, não achei em nenhum rio.
Seria questão de pensar em uma Tag específica nossa? Lembrando que isso
inclusive está na PNH (Política Nacional de Recursos Hídricos) e a ANA vem
implementando isso.
Para mim isso é tão importante quanto identificar o tipo de cada via.

c) As Bacias Hidrográficas separamos em microbacias. É algo que pode-se
mapear também.

Abraços

Cássio Rogério Eskelsen