[Talk-br] Algorítimo CNEFE XML OSM

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Janeiro 11 10:25:00 UTC 2017

Olá Santamariense, ótima iniciativa!  Nos próximos dias tentarei traduzir
lá para a Wiki o que você escreveu... Meu problema agora é "falar a mesma
língua com todos",

* entre nós aqui na "discussão de alto nível" (nivel de abstração) e com
algo grau de informalidade.

* entre os usuários da Wiki: requer um pouco mais de formalidade, fazendo
links com objetos já descritos na Wiki

* entre aqueles que põe a mão na massa: por um lado tem a galera dos
aplicativos e do QGis, por outro tem alguns gatos pingados do PostGis...
Mas o PostGis é a ferramenta oficial do OSM, e a mais potente para
expressar algoritmos. Então precisamos falar do Osm2pgsql/schema
<https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Osm2pgsql/schema> e de CNEFE
2010/Análise espacial no PostGIS
<https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/CNEFE_2010/An%C3%A1lise_espacial_no_PostGIS>..
é a ponta do Iceberg pois por anos (aparentemente) nunca ninguém se
preocupou com consistência espacial.

Sinto a coisa ainda como uma Babel (caos), se tiver dicas e links de
projetos similares, serão bem-vindos: como o OSM está fazendo consistência?

Por exemplo, quem garante que o polígono de um município está exatamente
dentro do polígono de um estado?  Ou que uma via municipal está dentro do
município?

Devem haver *projetos de homologação dos dados OSM* neste sentido...
Precisamos de links e adotar metodologias consistentes com eles... E adotar
a "mesma língua" que eles, para começarmos no rumo certo e nos sustentarmos
em algo mais sólido.