[Talk-br] Nova divisão territorial substitui mesorregiões e microrregiões

Wille wille em wille.blog.br
Terça Julho 25 13:17:27 UTC 2017

Eu deveria ter respondido para a lista... envio então o que eu havia
enviado para Vitor:

Dei uma olhada no documento do IBGE e pesquisei um pouco sobre o
assunto. As microrregiões, segundo a constituição, devem ser definidas
por leis estaduais:
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10717153/paragrafo-3-artigo-25-da-constituicao-federal-de-1988

Até o documento do IBGE deixa claro que o que eles apresentam é um
estudo ("/A revisão das unidades mesorregionais e microrregionais, que
nesse estudo recebem respectivamente os nomes de Regiões Geográficas
Intermediárias e Regiões Geográficas Imediatas [...]/"). Ou seja é uma
proposta, não uma definição formal das regiões em que os estados se
subdividem.

Descobri, por exemplo, que há divergências entre o IBGE e a legislação
do Paraná: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandoramme/mapas/prme

Sendo assim, minha opinião é: seguir a legislação dos estados e ter as
regiões mapeadas apenas naqueles que a definiram por lei.

wille

Wille Marcel
http://wille.blog.br/
http://maption.com.br/