[Talk-br] Como ser um nó de banco de dados do OSM?

Quarta Outubro 4 19:39:11 UTC 2017

> Ou outro exemplo, eu tenho o hospital Santa Bárbara, que foi construído em
> 1910 e demolido em 1940.
>
> No OSM esse dado apareceria no mapa padrão também, certo?

Não...
Até dá para marcar que o objeto está demolido, mas não sei até que
ponto isto é válido ou necessário.
Não seria renderizado, mas estaria disponível nos dados.

"Histórico" no OSM geralmente se refere a algum objeto que tem valor
ou interesse histórico (uma certa "importância"), e não a algo que
simplemente já existiu.
Em geral assume-se que o que está mapeado no OSM existe nos tempos atuais.

Não faz sentido ter um objeto no OSM representando um prédio que não
existe mais, por exemplo.
Também não dá para representar traçados de ruas que existiram em
diferentes épocas; ter 4 ruas sobrepostas (cada uma representando uma
época) é errado no OSM.

Algumas tentativas de representar a temporalidade inclusive chegam a
causar problemas, como
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:end_date

Existe um histórico de objetos no OSM, que é um pouco diferente do que
você deseja.
Por exemplo, um prédio comercial que há 5 anos era uma padaria, depois
virou açougue, depois quitanda, depois um bar.
Esse tipo de histórico dá para resgatar, mas apenas se quem atualizou
o objeto teve o cuidado de reaproveitá-lo (o que geralmente não
acontece).

Da mesma forma uma rua que se chamava "Rua X" e depois foi renomeada
para "Rua Y"; se quem atualizou o valor reaproveitou o objeto, haverá
este tipo de histórico.
Haverá apenas 1 objeto com as suas várias modificações ao longo do
tempo, mas também sem garantia de histórico das suas propriedades e
valores (já que podem simplesmente apagar o objeto e colocar um novo
em seu lugar).

Do que eu entendo não dá para mapear algo falando que aquilo se aplica
apenas a uma determinada época do passado.

Mesmo a chave historic
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:historic se refere a objetos
que ainda existem e que possuem importância histórica.

> Será que haveria alguma maneira de salvar esses dados temporais de mapas
> antigos no OSM?

Será que o que você quer não está mais para o Open Historical Map?
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Open_Historical_Map; é
praticamente a mesma estrutura do OSM, mas com um banco de dados
diferente.
Ou talvez algo como https://umap.openstreetmap.fr, que dá para ter
várias camadas (por exemplo, pode ter uma camada para os dados de
1910, outra para 1920, etc)

Eu perguntaria na talk em openstreetmap.org para ter outras ideias sobre
como daria para ter esses dados representados com temporalidade.