[Talk-br] Mapeamento hidrológico

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Quarta Setembro 6 23:39:17 UTC 2017


Mais um motivo para mapear rios.

Imagino que o verão que chega vá ser extremamente chuvoso e de tempestades:
https://www.theguardian.com/world/2017/sep/06/twin-megastorms-irma-harvey-scientists-fear-new-normal

O mapeamento básico de rios ( waterways=* como eixos), pontes e correlatos, ainda é o mais importante.  É o mais simples, rápido, e mais útil como informação. Sobretudo necessário em regiões já normalmente críticas.

A precisão do riverbank (como área), serve mais para tornar bonito o mapa, como disse o Cássio em outro momento. Traz pouco ganho de informação. Além de ser uma informação secundária, gasta 10x mais tempo para cobrir a mesma área do que se for traçar eixos, que são muito mais importantes: para 2 nós com que se possa cobrir uma determinada extensão de eixo de rio com suficiente precisão, o mesmo trecho se for desenhado como área precisa de uns 20 nós.
Riverbank em escala meso-regional de estados (+/-acima de 1:1.000.000, ou zoom 9 no OSM) nem aparece, se torna irrelevante. Só faz diferença para rios mega largos, com mais de 1km de largura. Mesmo assim não é fundamental para estimativas de de contribuição hídrica, pois informações importantes como largura, área da seção transversal, vazão, etc, podem bem ser aplicadas como média por trechos de eixos.

A base mais importante de tudo é o simples traçado de eixos, que tranquilamente pode ser feita remotamente (e é o que mais necessita). Os outros dados podem ser agregados posteriormente. Mesmo eventuais possíveis importações de rios a partir de bases de dados de órgãos públicos sempre necessitarão de muito ajuste manual, pois nenhuma se compara em resolução aos traçados manuais que já existem no OSM, por piores que sejam. Some-se a isto que importações são cada vez mais complicadas e menos viáveis, pelos conflitos que dá, uma vez que já existem muitas geometrias no OSM.

Na ordem de importância, o traçado manual de eixos é 10x mais importante do que riverbank, e é algo simples de fazer (e prazeiroso, na minha opinião).



- - - - - - - - - - - - - - - -

Sérgio - http://www.openstreetmap.org/user/smaprs


________________________________
De: Cassio Eskelsen <cassio em 3geo.com.br>
Enviado: quinta-feira, 31 de agosto de 2017 10:44
Para: OpenStreetMap no Brasil
Assunto: Re: [Talk-br] Mapeamento hidrológico

2. Sempre que for traçado um "waterway=river" deve-se traçar também uma área com tag "waterway=riverbank"?

Obrigatório não e a maioria não tem mapeado mas desejável é já que, fora rios retificados/canalizados, dificilmente a calha do rio será regular.

Cássio Rogério Eskelsen
3Geo

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20170906/3bc2353e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br