[Talk-br] Como interpretar direction em pontos de alerta?

Fidelis Assis fidelis.assis em gmail.com
Segunda Abril 2 14:56:52 UTC 2018

Em 1 de abril de 2018 19:10, Nelson A. de Oliveira <naoliv em gmail.com>
escreveu:

> E aliás, já são 55 câmeras possivelmente erradas no Brasil (com direction).
> Parece que conversar sobre isso só aumentou o número de uso incorreto.

Eu concordo quando é um nó isolado, fora da via. Aí indiscutivelmente é
câmera. Quando faz parte da via penso que a intenção é radar, o sistema
todo, não apenas a câmera. Então a direção importante é a de fiscalização.
Pode-se dizer que é discutível, mas não incorreto.

Por outro lado, vamos ver o lado bom, estão mapeando bastante :-). Só para
se ter ideia da quantidade de alertas mapeados nos últimos meses, começamos
uma campanha num fórum de GPS no final do ano passado e a tabela abaixo
mostra a evolução:

Tipo do alerta              04/12/2017   31/03/2018       Variação
Lombadas                       16329        24561        8232 (50%)
Áreas escolares                10601        10840         239 ( 2%)
Passagens de nível              7245         7507         262 ( 4%)
Controladores  de velocidade    2914         3443         529 (18%)  [1]
Hospitais                       2295         2360          65 ( 3%)
Vias preferenciais              1984        17503       15519 (782%) [2]
Alturas limitadas               1973         2139         166 ( 8%)
Túneis                          1074         1096          22 ( 2%)
Pedágios                         662          663           1 ( 0%)
Polícias rodoviárias             230          287          57 ( 2%)
Curvas perigosas                   -          106           - (  -)  [3]
Semáforos com câmera e radar      44           44           0 ( 0%)
Semáforos com câmera              38           38           0 ( 0%)
Trechos perigosos                  -           12           - (  -)  [3]
Total                          45389        70599       25210 (55%)

[1] Controladores de velocidade são os radares em geral.

[2] A grande variação em vias preferenciais não é real. Como em geral não
tem alerta de parada obrigatória em navegadores bastante usados (ex iGO,
Garmin), mas tem de via preferencial, achei mais útil passar a interpretar
provisoriamente parada obrigatória como via preferencial para efeito de
alerta. Tem muito mais parada obrigatória mapeada no OSM do que via
preferencial.

[3] Esses alertas não eram extraídos inicialmente.

O resultado tem sido bastante bom, um aumento significativo nos alertas,
especialmente lombadas, e novos mapeadores dedicados atraídos para o OSM. O
que tiver de discutível ou errado vamos conversando aqui e acertando para
chegar numa forma aceitável pela maioria.

Se alguém mais se interessar em mapear alertas, vai ser muito bom.
Disponibilizo arquivos GPX em http://gpsutil.com/7ways (clicar em download
e depois na pasta "Migração para OSM"). Eles podem ser usados como camada
auxiliar no iD ou no JOSM indicando onde estão os alertas e com informações
de sentido (unidirecional, bidirecional ou omnidirecional) e direção.

Naturalmente, é importante o mapeador usar seu conhecimento local, se
tiver, as imagens satélite e seu seu bom senso para avaliar a validade da
informação. Lombadas são as mais fáceis porque em geral pode-se ver nas
imagens satélite, outros casos requerem mais cuidado.

Esses GPX foram gerados a partir das contribuições enviadas para o fórum,
mas só aquelas explicitamente autorizadas pelos que coletaram os pontos. Os
arquivos estão separados por tipo e localidade, nas pastas das unidades da
federação.

Abraços,
--
Fidelis Assis