[Talk-br] Cedência dos dados de cartografia da IPPUC de Curitiba / Importação de numeração predial

santamariense imagens.sm em gmail.com
Domingo Dezembro 16 18:44:21 UTC 2018

Comunico que pretendo mudar a metodologia de importação devido ao
tempo astronômico que a outra estava demorando. Com a nova metodologia
a expectativa é demorar menos de 1/3 do tempo da primeira metodologia
apresentada.

A nova metodologia garante que os pontos estejam junto a seu
respectivo logradouro, ainda dentro do lote, porém não necessariamente
em cima da building do terreno. Apesar de não mover cada ponto
separadamente, eles são movidos em lotes por face de quadra e acabam
na sua maioria ficando em cima das buildings de qualquer maneira.
Também observei, enquanto mapeava na metodologia anterior, que
inúmeros lotes tem mais de uma casa, fazendo com que eu tivesse que
largar o ponto na parte fronto-central do lote sem ter como  ter
certeza se era mesmo aquela casa, ou seja, apesar de eu estar me
guiando pelas construções, ainda assim tive que deixar o ponto fora de
cima da building. O mesmo ocorreu em buildings que estavam no fundo do
terreno, onde, se eu tivesse posto o ponto em cima da building,
certamente haveria roteamentos até ela pela rua de trás cujo lote não
tem acesso - nessa situação, portanto, apesar da building, também
optei por largar o ponto na frente do terreno.

A metodologia anterior deu resultado como esses
https://www.openstreetmap.org/changeset/65511032 . A nova metodologia
que estou apresentando deu como resultado esses
https://www.openstreetmap.org/changeset/65527957 . Lembrando que a
imagem de satélite foi realinhada para o alinhamento dos lotes. Caso
alguém queira alguma amostra (tanto dos pontos quanto das áreas dos
lotes) é só me solicitar por mensagem privada. Não é possível enviar
aqui na lista. ----- Eu sinceramente acho que no final das contas o
resultado é muito parecido. Mas de qualquer maneira, como mudei a
metodologia, estou documentando ela aqui.

A metodologia a ser adotada a partir de agora (caso não haja
objeções), doravante chamada de metodologia2:
- Carregar lotes como camada de fundo;
- Adicionar a camada do Bing;
- Realinhar a camada do Bing para casar c'os lotes;
- Realinhar todos os pontos com base na camada de lotes, usando o Bing
para tirar dúvidas;
- Query no Overpass por todos os addr:housenumbers do bairro, carregar
eles pro JOSM, e adicionar a tag xxx=xxx neles;
- Verificar todos os xxx=xxx, dando merge dos xxx=xxx neles, e
excluindo a tag xxx=xxx também;
- Não havendo mais xxx=xxx, significa que foram verificadas todos os
números já existentes no OSM afim de se evitar duplicatas;
- Query no Overpass por todos as geometrias type:way, bem como
type:relation(type=multipolygon), que sejam passíveis de se ter
endereço atrelado a elas, e dar merge nelas de todos os pontos cujo
endereço certamente pertencer a ela, segundo a posição dela no lote.
- "Atualizar objetos modificados" para averiguar se não houve edição
conflitante;
- A changeset está pronta para ser subida ao OSM.

 Objeções e contrapontos de qualquer tipo, favor se pronunciar o mais
breve possível.