[Talk-br] Como mapear Polícia Rodoviária?

Quarta Fevereiro 14 21:32:08 UTC 2018

Prezados,

No caso das polícias rodoviárias federais, algumas etiquetas que podem
vir sempre, além de amenity=police, são:

1. police=traffic_police ou police=road_police

A etiqueta não-oficial police=* [1] segue a ideia geral usada em
vários outros casos no OSM de definir novas etiquetas para
especializar etiquetas mais genéricas. Como não é oficial, estaríamos
adiantados, mas nada impede de usar se acharmos útil. Melhor ainda
seria iniciar a discussão com a comunidade internacional para tentar
definir ela bem.

2. operator=DPRF

A etiqueta operator é uma anotação sem valores fixos. DPRF significa
Departamento de Polícia Rodoviária Federal, e é o nome do órgão que
administra todas as polícias rodoviárias federais do país. Mapeadores
diferentes podem acabar optando por grafar de uma ou de outra forma.

3. description=Polícia Rodoviária Federal

A etiqueta description também é uma anotação É feita para mapas
clicáveis, como o OpenStreetBrowser.

Em name=* deve ir a identificação do lugar conforme o que é observável
no local. Pesquisei um pouco ("posto de polícia rodoviária" no Google
Images) e há uma certa variabilidade na forma de esses postos
policiais se identificarem visualmente, então acho que podemos tentar
padronizar. Alguns exemplos: [2-14]

Algo que sempre aparece é o texto "Polícia Rodoviária Federal" bem
grande. Quase sempre também aparece o acrônimo respectivo, "PRF". Acho
que quase sempre só há um posto por município, então muitos também se
identificam como "Posto de [nome do município]". Isso, a princípio,
está implícito pela geometria (pelo fato de o posto estar situado
dentro da área do município). Muitos também identificam a
superintendência regional a que pertencem, geralmente no formato
"[número]ª  SRPRF/[sigla do estado]", por exemplo, 12ª SRPRF/ES. SRPRF
significa "Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal".
Assim como no município, o código do estado está implícito pela
geometria e porque os estados têm a etiqueta short_name=* definida.
Isso tudo sugere que esses postos poderiam ser identificados assim:

1. Se a sigla for mais saliente pra quem observa diretamente:
- name="12ª SRPRF"
- alt_name="12a SRPRF"
- official_name="Décima Segunda Superintendência Regional de Polícia
Rodoviária Federal do Espírito Santo"

2. Se o nome completo for mais saliente pra quem observa diretamente:
- name="Décima Segunda Superintendência Regional de Polícia Rodoviária
Federal do Espírito Santo"
- short_name="12ª SRPRF"
- alt_name="12a SRPRF"

Ambos os casos são pesquisáveis no ecossistema do OSM (Nominatim) das
seguintes formas (partes entre colchetes são opcionais):
- "[número+ª/número+a/número por extenso] SRPRF, [estado/município]" :
"12ª SRPRF, ES", "12a SRPRF, ES", "Décima Segunda SRPRF, Linhares"
- "Polícia Rodoviária Federal, [município]" : "Polícia Rodoviária
Federal, Linhares"

Acho (mas não tenho certeza) que, nos casos em que a superintendência
não está escrita bem grande, deve haver uma placa mais próxima da
entrada com essa informação. Talvez precisemos de mais alguns
exemplos.

[1] https://taginfo.openstreetmap.org/keys/police
[2] http://www.sitedelinhares.com.br/public/noticias/posto-da-policia-rodoviaria-federal-ainda-em-reformas.jpg
[3] http://www.noca.com.br/fotos/novaprf1.jpg
[4] http://www.portal25horas.com.br/wp-content/uploads/policia-rodoviaria-federal.jpg
[5] http://www.gazetadopovo.com.br/ra/mega/Pub/GP/p2/2009/05/16/VidaCidadania/Imagens/policia_estradas_160509.jpg
[6] http://www.guaranoticias.com.br/conteudo/9b643f6d2ea3556279c7a0d41a37d901.JPG
[7] http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,14798259,00.jpg
[8] http://www.alagoas24horas.com.br/wp-content/uploads/2008/02/f061c05a994b41a7b0e89d36536463fc_prf.1.jpg
[9] http://marcelolopes.jor.br/upload/noticias/20140407132025_755.jpg
[10] http://3.bp.blogspot.com/-G092WrGAtAI/VJ2lNeAxUfI/AAAAAAAAPEY/FJudTI-rMQg/s1600/Foto_Posto_2014.jpg
[11] http://4.bp.blogspot.com/-EGRP8W7X2rE/VkQREE7bKGI/AAAAAAAAZNw/8SzZYnVfdjw/s1600/posto-prf-sobral.JPG
[12] https://s03.video.glbimg.com/x720/5813374.jpg
[13] http://www.girodegravatai.com.br/wp-content/uploads/2016/11/fd.png
[14] https://cidadeportal.com.br/arquivos/f4bd37ee5aac47264fe6e1e361e76069/noticias/C09062017175920f01.jpg

> Tentei ver se existe uma forma de se abrir "police" em categorias combinando
> duas etiquetas, ex:
>
> amenity=police
> police=highway_patrol
>
> mas não achei.