[Talk-br] Como mapear Polícia Rodoviária?

Fidelis Assis fidelis.assis em gmail.com
Sexta Fevereiro 16 23:40:13 UTC 2018

Em 16 de fevereiro de 2018 10:32, Fernando Trebien <
fernando.trebien em gmail.com> escreveu:

[...]

> telefone e sigla:

> _bases_pmrv.asp?pagina=3

[...]

> Se o posto de polícia e o local das operações do batalhão forem a
> mesma coisa, então "3º Batalhão de Polícia Rodoviária" seria a
> identificação do posto (vai em name=* ou official_name=*) e "Comando
> de Policiamento Rodoviário" poderia ir em operator=*.

Eu já interpreto "Base de São Carlos" como o valor para "name" e um de "3º
Batalhão de Polícia Rodoviária 1ª Cia", "3º Batalhão de Polícia Rodoviária"
ou "Comando de Policiamento Rodoviário", subindo na ordem hierárquica, como
o valor para "operator". O processo de escolha de um deles pode ser
definido por questões práticas como que tipo de informação seria mais útil
numa extração de dados.

A razão dessa interpretação é que "3º Batalhão de Polícia Rodoviária" e os
outros na hierarquia não são nomes do objeto mapeado (posto) mas de
organizações abstratas às quais ele pertence, são OPMs na nomenclatura da
polícia - Organização Policial Militar - e há mais 6 postos além de São
Carlos sob a jurisdição da OPM "3º BPRv - 1ª Cia".

Já "Base de São Carlos" entendo como o nome do posto, aquele que o
individualiza. O objetivo do nome é individualizar o objeto, embora isso
nem sempre aconteça por coincidências - homônimos.

Apenas como exemplo de coincidência X abrangência, na cidade de São Paulo
há 4  "Base de São Paulo". Embora coincidentes, como acontece com nomes de
pessoas, ainda interpreto como nomes individuais e nenhuma ideia de
abrangência. Já no caso de "3º BPRv - 1ª Cia" ser o mesmo em 7 localidades:
Araraquara, Barretos, Bebedouro, Catanduva, Itápolis, Jaboticabal e São
Carlos, entendo como caracterizando um conceito mais abrangente do que o do
objeto mapeado, mas uma coleção, conjunto, uma organização que contém cada
um dos postos naquelas localidades.

Bom, é assim que interpreto. Pelo menos até agora. Como a questão de nomes
não é tão simples como pode parecer, posso mudar de opinião amanhã :)

Abraços,
-- Fidelis