[Talk-br] Fundar Associação OpenStreetMap Brasil

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Domingo Fevereiro 25 09:36:11 UTC 2018

Oi gente, parece uma ótima iniciativa (!), que tal agendar *reuniões
temáticas*?  (por voz, teleconferência Appear.in, Hangouts, etc. na Web)
Temos *anos* de discussão e relativo consenso, acho que é o caso apenas de
ir fechando cada tópico, começando pelas decisões mais simples e
consensuais.

*Obrigado* SergioAJV e Santamariense por estarem apresentando a proposta na
Wiki <https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Associação> !

Quanto ao processo de discussão atual (fev/2018), seria interessante ter
uma amostrinha na Wiki, mesmo que uma copia/cola sem formatação.
Seria uma *"ata" do que aconteceu no Telegram*... Lembrando que não são
todos que podem instalar ou querem ter o Telegram no celular.

Quanto a uma vaquinha e montagem de infraestrutura-teste, ajuda a mostrar
onde queremos chegar, acho que é viável ir tocando em paralelo,
visto que todo o resto pode demorar mais e requer discussões não-técnicas.
Talvez desde já criar um "grupo da infraestrutura-BR" ajude
a ir modelando o patrimônio digital que se quer defender com o CNPJ.

PS: por coincidência eu havia passado recentemente por esse artigo,
     https://blog.emacsen.net/blog/2018/02/16/osm-is-in-trouble/
onde se destaca que *a preocupação da comunidade OSM em formalizar a
governança é geral, internacional*.