[Talk-br] Sobre a necessidade (ou não) de ter addr:street em importação de addr:housenumber

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Sex Fev 8 17:17:14 UTC 2019

- - - - - - - - - - - - - - - -

Sérgio - http://www.openstreetmap.org/user/smaprs

________________________________
De: Fernando Trebien <fernando.trebien em gmail.com>
Enviado: sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 14:47
Para: OpenStreetMap no Brasil
Assunto: Re: [Talk-br] Sobre a necessidade (ou não) de ter addr:street em importação de addr:housenumber

On Fri, Feb 8, 2019 at 11:49 AM Sérgio V. <svolk2 em hotmail.com> wrote:

> [...]

Poder pode, mas nem sempre dá certo. Com frequência falha nas esquinas
por causa da distância entre o ponto e as ruas. Como constam nas
referências do Nelson, as aplicações esperam que esta seja a exceção e
não a regra.

> Afinal, qual diz o que efetivamente é necessário?
>
> Aí nestes casos surge a dúvida evidente: quem definiu assim, diferente? E por quê?
> Me parece que a definição parte mais de quem tem interesse no benefício do uso do resultado do trabalho todo feito,
> do que de quem tem que realizar o trabalho.

Nesse momento nós estamos limitados pela capacidade das nossas
ferramentas. Dependemos do ecossistema feito fora do Brasil.

> Até agora, do que entendo, é o aplicativo, este sim, que vai se beneficiar "sem esforço" nesta parte,
> ganhar dados a mais de graça, como "mágica", para fazer a navegação de modo mais "fácil" e "rápido"...
> ...e ainda ganhar dinheiro com isso.

A licença dos dados do OSM permite que qualquer consumidor ganhe
dinheiro com o nosso trabalho, contanto que atribua ao OSM o crédito
pelos dados.

// Sim, isso eu sei. Não é isso que tá questionado ali. Pode ganhar dinheiro.
O questionamento todo é que, "além" de ganhar dinheiro coo o uso dos dados,
ganha recebendo um trabalho "extra" mastigado que o aplicativo mesmo pode fazer.