[Talk-br] Able to host a tile.osm.org CDN node? (Inglês)

Sáb Fev 23 15:56:20 UTC 2019

8GB de RAM e 168GB de armazenamento é um requisito pequeno (ao menos em
relação ao que estou acostumado).  O que complica mesmo é o requisito de
tráfego de dados.  70Mb/s se traduz em  23TB/mês.  É um requisito grande.
No AWS (infra da Amazon), a solução mais barata para esse requisito é
contratar um plano de US$80,00 para ser o servidor master ( 16GB RAM +
320GB de disco + 6TB de tráfego).  Para os 17TB restantes, contratar mais
oito planos de US$5,00 ( 1GB RAM + 40GB de disco + 2TB de tráfego ) apenas
para compartilhar o link. Sairia tudo por US$120,00 mensais.

Se for possível por o serviço de tiling em cluster, daria para contratar 12
planos de US$5,00 ( 1GB de RAM + 40GB de disco + 2TB de tráfego ), que
seria mais barato ainda (US$60,00 mensais).  Mas, repetindo, para essa
solução, os programas do OSM têm que poder funcionar em cluster, pois um
plano de US$5,00 sozinho não atende os requisitos de memória e de
armazenamento.

AWS é só uma sugestão.  A Google tem planos similares para servidores
virtuais.

att,

PC