[Talk-br] uso do openstreetmap para cursos fechados

Marcos Fedato heroijapa em hotmail.com
Seg Mar 4 16:43:48 UTC 2019

Oi Paulo,

Tem zero problema em fazer isso mantendo a licença do dado.

É importante lembrar que você precisa manter a licença como ODBL mesmo que você altere o dado.

Tipo você baixa os limites de município do OSM e faz um join com seus dados de loja (ou qualquer outro) para saber onde as lojas estão.

O dado resultante desta analise é ODBL pois contem dados oriundos de um dado ODBL.

Há um item legal no licenciamento do OSM, que você pode ter uma "base colecionada".

Digamos que você tenha uma base de dados sua de loja (ou qualquer outra coisa, e que não recebera novos atributos via join com o OSM) e queira complementar com dados do OSM (mais registros no banco) para gerar uma analise completa (ou como fonte para geocodificação, sei lá).

Neste caso você deve criar uma coluna "FONTE" no seu dado, guardando nela o que é 100% autoral seu (com licença que pode sim ser proprietaria) e o que é do OSM.

Então os registros do com "FONTE" = 'OSM' são licenciados pela ODBL e os demais podem ser regidos por outra licença, mesmo os registros estando em uma mesma tabela no banco de dados.

Atenciosamente,
Marcos Fedato