[Talk-pt] As farmácias voltam a atacar

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Wed Feb 16 02:20:59 GMT 2011

Boa gente,

Fui um burro do caraças. Fui buscar as farmácias ao site errado.
Obrigado Alexandre, Ricardo e Filipe por prontamente e educadamente me
notarem isso.

Fui buscar as farmácias ao infarmed, e despejei-as numa tabela. São 2805
farmácias que existem no continente. Já não há nenhum concelho sem
farmácias :-)

Refiz a documentação do processo, atendendo a que se vão buscar as
farmácias ao infarmed. Deu alguma luta porque o HTML está cheio de erros
e, pior do que isso, os nomes dos distritos e concelhos não têm acentos,
e alguns concelhos não têm a mesma grafia da CAOP. Com todos estes
problemas, só há uma conclusão possível: o infarmed usa software
proprietário! [Estou a gozar, evidentemente.]

Como há mais farmácias, há mais trabalhinho para o OSM.

Além da documentação, também deixei disponível uma shapefile de
concelhos, com o número de farmácias do infarmed em cada (totalreal) e o
número de registadas no OSM (totalosm), em:
http://dl.dropbox.com/u/5489125/anfarmaciasvsosm.zip

Também deixei na Dropbox a tabela Postgresql com as farmácias do
infarmed importadas, em:
http://dl.dropbox.com/u/5489125/anfarmacia.backup

A documentação está em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/C%C3%
A1lculo_da_Cobertura_de_Farm%C3%A1cias

Daqui a exactamente um mês, mais semana menos semana, vamos ver como é
que cresceu a taxa de cobertura (de farmácias) do OSM. É "só" irem ao
http://www.openstreetmap.org/, eventualmente criarem uma conta, e depois
clicarem (usem o Potlatch 2) numa farmácia perto de si...

Abraço,

Jorge
--
Jorge Gustavo Rocha