[Talk-pt] Mapeação e Documentação dos Limites Administrativos

f.dos.santos at free.fr f.dos.santos at free.fr
Tue Aug 26 20:54:10 UTC 2014


Olá Marcos,

Dado que a página principal http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal tem uma nova apresentação e com ela quase todos os links (eram mesmo demais) que lá estavam desapareceram, vou pôr aqui mais uma vez 2 links que lá estavam e relacionados ao assunto dos limites administrativos.

O primeiro é :
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal/Limites_administrativos

Que existia bem antes desta nova página que propuseste :

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal/Divis%C3%B5es_Administrativas

O objetivo é claramente o mesmo : o ponte de entrada que dá acesso a lista das regiões e distritos.
Não vejo o porquê de ter 2 páginas para a mesma coisa, a nova página é só mais bonita (e mais lenta).

As grandes diferenças entre essas 2 páginas são :
- não gosto de fazer um clique par escolher o distrito, outro para o município, outro para a freguesia, na antiga página fiz de forma de ter uma vista única com toda a informação por distrito
- a nova página é para organizar o esforço e depende de cada um para atualizar quando um limite administrativo está acabado, ao contrario a antiga página lista o que está feito no OSM, e só depende de um programa que faz a comparação dos dados CAOP com os dados presente no OSM

Obviamente as antigas páginas não foram atualizados há 1 ano, se calhar querem ter a lista com dados recentes, neste caso é só pedir e faço o necessário.


Agora vou dar o caso do segundo link :

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Importa%C3%A7%C3%A3o_da_CAOP/Transforma%C3%A7%C3%A3o_dos_dados

Foi um trabalho que comecei (e não acabei por falta de tempo/motivação), para justamente não ter que fazer os limites administrativo a mão.

Sou das pessoas que considera que o mais precioso no OSM são as pessoas que estão a mapear, por isso elas não podem perder tempo a fazer o que se pode fazer de outra forma e neste caso quando os limites já existem em forma digital, há sempre outras coisas para mapear e que fazem falta ...

Compreendo as pessoas que não querem esperar e que querem os limites administrativo já a seguir, só vou lembrar que fazer os limites administrativo de forma automática permitirá uma manutenção fácil, o assunto é mesmo de encontrar as diferenças para atualizar os limites no OSM : os limites são publicados e mudam todos os anos !

Agora quando é que podemos fazer uma importação automática ?
Na verdade não sei, faço isto sozinho (quem quer ajudar-me ?) e a parte que se chama 'conflation' (encontrar os dados já existente no OSM) é mesmo chato, tenho vários bocados a funcionar mais nada de finalizado.
Para concluir, é claro que todo este processo tem que ser revisto conforme aos Import Guidelines (https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Import_guidelines), por isso ainda vai demorar um tempo.

Francisco (fazendo aquecer a sua base de dados PostgreSQL).


----- Mail original -----
From: "Marcos Oliveira" <marcosoliveira.2405 at gmail.com>
To: "Lista de discuss&#227,o para Portugal" <talk-pt at openstreetmap.org>
Date: 23/08/2014 18:50:10
Subject: [Talk-pt] Mapeação e Documentação dos Limites Administrativos



Olá a todos! 


Queria partilhar e informar a todos o rico trabalho que vários utilizadores têm feito nestes últimos meses em relação aos limites administrativos em Portugal. 


Como devem saber, Portugal é o único país da União Europeia que não tem a totalidade das suas divisões administrativas mapeadas no OSM, tal como evidenciado aqui e aqui . 



Um dos problemas disto é a falta da georreferenciação de elementos, tais como: casas e pontos de interesse; A ausência dos limites aumenta a necessidade de utilizar etiquetas como addr e is_in que nem sempre são as mais práticas quando aplicadas em larga escala. 


Outro problema é que a falta de limites impossibilita a impressão de mapas contendo apenas informação dentro de uma determinada região: como uma freguesia por exemplo, vendo-se na necessidade de recorrer a outros sites, o que complica bastante o processo. 


Como resposta a esta falta de informação, um grupo de pessoas têm estado pouco a pouco a mapear os limites e a documentar-los nesta página . 


Para terminar, gostaria de perguntar sobre a situação de importar dados do iGeo ou CAOP. A sua licença é compatível com a do OSM? 


Obrigado a todos pela vossa atenção. 


-- 
Um Abraço, 
Marcos Oliveira 

_______________________________________________
Talk-pt mailing list
Talk-pt at openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt



More information about the Talk-pt mailing list