[Talk-pt] Adição e reparação dos limites administrativos

Marcos Oliveira marcosoliveira.2405 at gmail.com
Thu Apr 9 17:09:57 UTC 2015

Olá a todos,

Como já devem ter conhecimento de há uns meses atrás, eu tentei adicionar,
manualmente, os limites administrativos em falta do Distrito de Braga e de
Vila Real no OSM a partir de dados da CAOP 2014.

Em geral o processo correu muito bem mas houve, de facto, erros gravíssimos
da minha parte, tais como: a eliminação de lugares e de limites
anteriormente mapeados por outros utilizadores

Desde essa altura eu aprendi não só a respeitar o trabalho dos outros mas,
também, a usar as ferramentas do JOSM que facilitam na conflação de dados
antigos com novos.

Contudo, ainda estou incomodado com o facto de que Portugal continua a ser
o único país na UE que não tem os seus limites administrativos mapeados,
com sucesso e na sua totalidade, e eu queria contribuir nesse aspecto para
o melhoramento da nossa pátria

Não haverá importações automáticas, apenas seriam incluídos os dados da
CAOP para troços em falta, aproveitando os existentes de outros
contribuidores. Não haverá sobreposição de caminhos já que irei utilizar os
elementos existentes (p. ex. rios e estradas) sempre que possível nas
relações de cada divisão administrativa.

Eu estou ciente de que no futuro poderá haver um mecanismo automático de
importação e caso isso aconteça o único prejudicado será só eu e mais
ninguém.

Graças ao Francisco já está documentada na wiki o plano em geral do que irá
ser feito, podem visualizar aqui [1] e aqui [2]. De resto o meu plano de
trabalho será o seguinte:

1. Verificar e corrigir os limites já existentes assim como a fronteira com
a Espanha. Já contactei a comunidade espanhola sobre esta iniciativa. [3]
2. Mapear os distritos em falta.
3. Mapear os concelhos em falta.
4. Mapear as freguesias em falta, no caso das uniões de freguesias irei
derivar as freguesias extintas e tornar-las em localidades para assim
fazerem parte da hierarquia estabelecida (e para tornar a pesquisa das
mesmas mais fácil).

Nota: O Algarve é um caso especial, apesar de oficialmente não haver
regiões eu tenho conhecimento de que existe uma demanda para ele existir no
OSM por isso não irei-o modificar.

Calculando o progresso que tive antes de reverter as minhas ações há uns
meses atrás, prevejo que até outubro esteja tudo mapeado e documentado.

Reitero que *não irei eliminar nada* e não irei estragar as relações já
existentes, podem sempre verificar as changesets na minha conta que será
dedicada a este trabalho. [4]

De resto, irei também começar uma *thread* no mailing list das importações
para oficializar este processo.

Em conclusão, eu vou começar novamente a mapeação dos limites
administrativos, na sua integra, em Portugal e agradecia ter o vosso apoio.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Importa%C3%A7%C3%A3o_da_CAOP
[2]
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Importa%C3%A7%C3%A3o_da_CAOP/Transforma%C3%A7%C3%A3o_dos_dados
[3] https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-es/2015-April/013058.html