[Talk-pt] Um novo hospital - o que fazer?

FulanoHerminio talk-pt-2019-f73e8 at mail.auportugal.eu
Wed Apr 17 16:20:49 UTC 2019

Boa tarde!

Sou grande fã de aquilo que se vê e que se pode confirmar /in sitiu/. Se
um estabelecimento aparentemente aberto tem uma placa "Hotel X ***" ao
lado da porta não vou investigar licenças, nem se os quartos ou o
serviço estão de acordo com as regras ou a legislação
nacional/internacional para tal categoria. Não acho a nossa tarefa.
Aplica-se igualmente aos AL, etc. O que me importa é que um alojamento
está mapeado no sítio certo. Obviamente, os operadores de AL têm
tendência de fazer /upgrade/ quando mapear. Se encontrar um AL mapeado
como Hotel vai se corrigindo. Igualmente, acontece frequentemente que
estão a colocar name:"AirBnb charming Hotel XYZ" ou name:"TURIM Lisboa
Hotel". Se encontrar, corrijo simplesmente para name:"XYZ" ou "Turim
Lisboa" com a restante informação (tipo de alojamento como
/guest_house=*/, /tourism=hotel/, etc.) nas outras tags.

No caso dos hospitais ou Centros de Saúde também não me interessam as
licenças. Interessa se há atendimentos ou não. Relativamente à categoria
ser "clinic" ou "hospital", e desde que me lembro bem, o Wiki EN está a
implementar a lógica seguinte: 1-10 funcionários =doctors, 10-100
=clinic, >100 =hospital. Assim, o Hospital Particular deve ser
=hospital, enquanto a maior parte dos Centros de Saúde de tamanho
pequeno e medio deviam ser =clinic.
Opcional: emergency=yes|no e ownership=private|municipal|... + owner=
e/ou operator="HPA Saúde"

Há uma nova tag /healthcare=*/ para tudo relacionado com saúde. Neste
momento é recomendado o uso paralelo das tags antigas /amenity=*/ e
novas /healthcare=*/:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:healthcare

Então, um Centro de Saúde medio em construção:
construction:amenity=clinic + construction:healthcare=clinic

Um objecto (temporáriamente) fechado e sinalizado com o prefixo
"disused:". Se o estado já não pode ser considerado temporário ou
recuperável muda para "abandoned:".
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Lifecycle_prefix

Cheers!