[Talk-br] Imagens Aéreas do Estado de Minas Gerais

Samuel Vale srcvale em minaslivre.org
Terça Junho 28 15:23:43 BST 2011

On Ter, 2011-06-21 at 18:01 -0300, enqd wrote:
> Olá Samuel,  Fico feliz em ter feito contato. 1TB realmente é espaço
> adoidado, é muita mídia. Fui no irc do osm e fiz uma pergunta se
> alguem tem espaço em servidores  para colocar as imagens, mas ninguém
> respondeu. Mas acho que vale uma mensagem na lista perguntando
> novamente.
> Essa questão do termo, fiquei curioso, será que tem alguma restrição?
> Se as imagens foram compradas com dinheiro público, deveriam ser de
> domínio público. Deixa o pessoal usar as imagens do jeito que
> quiserem, rsrsrs.

Bom, vou requisitar as áreas pedidas, pra iniciar o contato. Farei isso
hoje ou amanhã. Quando vier algum termo restritivo a gente tenta
conversar com eles.

> Já que não existe espaço suficiente em HD/midias para copiar as
> imagens de todo estado, concordo em requisitar as imagens dos
> municípios que o pessoal aqui tiver interesse. Quando acharmos uma
> solução para armazenar todas as imagens, agente (samuel) vai
> requisitando mais imagens junto ao IEF..  Lembrando que talvez o
> próprio IEF armazene essas imagens no servidor deles em breve (esse
> breve geralmente demora viu). Samuel: Vc questionou isso?

Não, não perguntei. No próximo contato converso sobre isso. Mas acho que
o contato pelo telefone foi muito bom, tirando que terei de me deslocar
até lá pra buscar o material.

> Enfim, já que temos poucas cidades (4 até agora) seria interessante
> requisitar as 3 coberturas.

Ok.

> Outra pergunta: No seu servidor, tem espaço para armazenar quanto? Vc
> saberia montar um servidor wms para que as imagens possam por exemplo
> serem usadas no OSM?

Já montei um, pouco tempo atrás, com as imagens da enchente de Alagoas.
Tenho uns 20-30GB, talvez seja suficiente pra esse início. Acho que haja
outros serviços disponíveis com os colegas, caso necessário. O
complicado, como alguém levantou em outro e-mail, é a banda pra enviar
isso tudo.

Envio um retorno assim que receber resposta.

Abraço,
--
Samuel Vale <srcvale em minaslivre.org>