[Talk-br] Importando a Floresta da Tijuca (RJ)

Quarta Junho 6 20:39:25 BST 2012

Olá pessoal,

sim, como o Pedro mencionou não tem muitos cariocas por aqui. Quase
escorreu uma lágrima solitária quando ele, que é meu colega forista do
SkyScraperCity, entrou também para o OSM ;)

Eu importei alguns dados do IPP para o OSM usando o usuário "Import IPP Rio
de Janeiro" [1]. Como eu não tenho muito conhecimento do processo de
importação, acabei fazendo a coisa de um jeito meio amador, manualmente
pelo JOSM após converter os dados do formato proprietário para .osm.
Documentei o processo de importação e o progresso da subida dos dados no
wiki [2].

Um dos maiores arquivos que eles tem é o de quadras, que define um polígono
para cada quarteirão da cidade. O arquivo é gigantesco, e eu não cheguei
numa forma simples de importá-lo. Fiz alguns testes com pequenas regiões
(parte de Copacabana e Ipanema), que importei como landuse=residential [3].
Seria bem legal se alguém pudesse olhar isso.

Outra coisa que cheguei a começar e não terminei foi a importação das
fronteiras de bairros, que aqui no Rio são definidas por lei. Eu importei
manualmente place=suburb como um nó, aproximadamente no ponto central de
cada bairro, mas o processo de importação das fronteiras em si parou no
meio. Enfim, pelas datas de edição do usuário [4] dá para ver que eu não
mexo com isso já há algum tempo...

Se alguém quiser coordenar os esforços de importação, seria bem
interessante. Posso inclusive passar a senha desse usuário se vocês
quiserem concentrar as edições de dados vindos do IPP em um lugar só. É
claro que isso não é obrigatório para participar.

Esses dados do IPP são muito ricos. Um import que eu gostei muito de fazer
foi o de comunidades carentes/loteamentos irregulares; importei todos eles
como landuse=residential, name=*, source=IPP e IPP*=*. Veja a relação em
[5].

[]s

1: http://www.openstreetmap.org/user/Import%20IPP%20Rio%20de%20Janeiro
2: