[Talk-br] Procura-se voluntários para importação IBGE

Vitor Sessak vitor1001 em gmail.com
Quarta Junho 13 18:00:05 BST 2012

Olá Gerald,

Eu entendo que os primeiros dados importados do IBGE tem uma precisão
bem baixa. Talvez isso tenha te deixado uma má impressão de qualquer
dado com "source:IBGE".

O que eu gostaria de dizer é que essa importação que eu estou
coordenando é diferente: primeiramente, os dados são importados
manualmente. Isso quer dizer que a pessoa que importa um pedaço pode ver
as imagens do Bing e as rodovias já mapeadas por GPS e verificar se os
dados são corretos (eu suponho que na época da primeira importação não
tínhamos ainda acesso às imagens). Além disso, esses dados são de uma
qualidade muito boa: até agora, eu não achei nenhuma estrada nesses
dados cuja a precisão fosse claramente pior do que uma mapeada por GPS.
O que acontece às vezes é de uma via ter nome errado, mas normalmente é
um erro bem obvio e fácil de corrigir.

De certo modo, quando se trata de uma zona onde as imagens do Bing são
boas, deveríamos ter dados de uma qualidade melhor do que as feitas
apenas a partir de satélite: elas foram checadas tanto pelo IBGE quanto
pelo voluntário que fez a importação. Num mundo ideal, elas seriam
checadas por alguém que conhece bem a região ou, melhor ainda, alguém
que ia sair de bicicleta com um GPS verificando cada uma das vias. Mas
infelizmente a quantidade de pessoas que contribuem com o OSM é finita...

Aliás, eu vou editar a página da wiki pra dizer claramente para olhar as
imagens de satélite e verificar se bate com o mapa.

Um abraço,
Vitor

PS: eu sugiro que você baixe um dos arquivos e abra ele no JOSM para dar
uma olhada ver o que você acha. Inclusive, se você tiver qualquer
sugestão para melhorar o processo, ela é muito bem-vinda.