[Talk-br] Dúvidas sobre mapeamento de praças

Tulio Magno Quites Machado Filho tuliom em quites.com.br
Sábado Março 3 16:20:16 GMT 2012

Bom dia,

Sou novo na comunidade. Faz poucos meses que comecei a contribuir com
o OSM e tenho encontrado algumas dúvidas ao mapear algumas coisas e
gostaria de discutir com vocês a melhor saída.
Pretendo levantar estas questões aos poucos, começando pelo mapeamento
de praças.
A ideia é começar uma discussão para depois levá-la para a wiki, e
finalmente documentar as conclusões por lá.

Desculpem misturar inglês com português, mas pretendo fazer isso
apenas para evitar confusões nas traduções de chaves e valores.

Tenho encontrado praças mapeadas das mais diversas formas. Como
leisure=park, highway=pedestrian, landuse=village_green, como áreas,
nós ou mesmo construções mais complexas que especificam onde existem
regiões verdes, onde é asfaltado, etc.

Acredito que isto reflete um pouco a quantidade de tipos de praças que
temos aqui no Brasil.
Mas durante minhas reflexões cheguei a conclusão que temos
principalmente 4 tipos de regiões públicas semelhantes a praças:
- Praças pavimentadas: são praças majoritariamente de cimentos. Podem
possuir algumas plantas, mas a maior parte da área é de cimento. Ex:
Praça Sete de Setembro em Belo Horizonte [1]
- Praças verdes: são praças que possuem bastantes regiões verdes. Nem
sempre as áreas verdes da represemtam mais de 50% da área da praça,
mas a sensação ela é nitidamente mais verde. Ex.: Praça da Liberdade
[2], Praça Raul Soares [3]
- Parques: Regiões verdes maiores e presentes apenas dentro de
cidades. Podem possuir construções, mas são majoritariamente verdes.
Ex: Parque do Ibirapuera [4], Parque Municipal de Belo Horizonte [5],
Parque Portugal [6]
- Bosques: Áreas verdes pequenas dentro de cidades. Normalmente
possuem poucas ou nenhuma regiões pavimentadas. Ex.: Bosque dos
Italianos [7]

Estas são apenas as classificações mais comuns que imaginei. Devem
haver diversos outros tipos menos comuns.

Após ler diversas páginas da wiki eu interpretei o seguinte:
- Praças pavimentadas: seriam mapeadas como áreas e com
highway=pedestrian e area=yes. Caso hajam árvores, elas podem ser
mapeadas como nós com a chave natural=tree
- Praças verdes: seriam mapeadas como áreas com a chave landuse=village_green
- Bosques: mapeados como áreas com a chave landuse=forest
- Parques: seriam mapeados como áreas com a chave leisure=park

Entretanto, eu não percebi estas regras serem seguidas nas cidades que
estou ajudando a mapear. E, infelizmente, não consegui levantar um
padrão.

Existem mapeamentos mais completos, como a Praça Raul Soares, que são
muito bem vindos e devem ser melhor discutidos a forma de mapeá-los.

Qual é a opinião de vocês? Já existe um padrão que eu não percebi?

Referências:
[1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Sete_de_Setembro
[2] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_da_Liberdade_%28Belo_Horizonte%29
[3] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Raul_Soares