[Talk-br] Tag name=*

Aun Yngve Johnsen lists em gimnechiske.org
Domingo Setembro 30 16:57:34 BST 2012


Em quanto explorava a mapa eu discobri (mas nao lembro se for no Rio das Ostras/RJ ou outro lugar) onde teve nomes de ruas "R A", "R B", ... Mesmo "R R". Este e muito confuso, e acho que certo vai ser muda-los a "Rua A", "Rua B" etc. Eu vai tentar dar mais atençao ao este e disabrevar onde eu editando

Aun Y. Johnsen
Sent from my iPad
+55 (27) 9736-3919 (vivo)

On 30. sep. 2012, at 17:37, Pedro Geaquinto <pedrodigea at gmail.com> wrote:

> Exato, Aun. A key "motorway_junction" ainda prevê a utilização da key "name". Assim pode abranger não só a key "ref" (Saída 1, 2, 3, x), mas também o nome (Saída para cidade/bairro X).
> Um exemplo na Inglaterra: a "Merstnam Interchange" é a "saída 8" na "rodovia M23": http://osm.org/go/eur8bnBEa--
> 
> E quanto ao nome "Escola" acho redundante quando já foi utilizado uma tag referenciando a uma escola, é mais plausível colocar o nome popular da escola (por exemplo, "Escola do Bairro X"), do que colocar apenas "Escola".
> 
> Outra discussão que queria levantar é sobre exatamente nomes que seriam redundantes quando já utilizada a tag. Por exemplo, ao invés de usar "Supermercado Pão de Açúcar" eu costumo colocar apenas "Pão de Açúcar", já que acho redundante o primeiro nome, e em certos renders existe até um símbolo para supermercado (como no Mapnik).
> Acho válido colocar o nome do logradouro apenas quando ele é necessário para fazer sentido, como "Bar do João", porque "do João" não faz sentido. Já um bar com nome próprio, digamos "Bar Meia-noite", já faz sentido, não sendo necessário o nome do logradouro, podendo ser utilizado "name=Meia-noite".
> Mas isso tudo ainda é questão de bom senso, podíamos estabelecer regras. Algumas convenções são bem abrangentes para os membros mais antigos (como evitar abreviações), mas ainda encontramos muitos membros novatos (e talvez até alguns antigos) que não as seguem (encontramos muitos R., Av., Tv., Al. pelos mapas brasileiros).
> 
> Um abraço.
> 
> Em 30 de setembro de 2012 12:01, Aun Yngve Johnsen <lists at gimnechiske.org> escreveu:
> 
> 
> On 30. sep. 2012, at 16:37, martin137 at gmx.net wrote:
> 
> > Olá Leandro,
> >
> >> Date: Sat, 29 Sep 2012 11:33:09 -0300
> >> From: Leandro Motta Barros <lmb at stackedboxes.org>
> >> To: OSM talk-br <talk-br at openstreetmap.org>
> >> Subject: [Talk-br] Tag name=*
> >>
> >> Bom dia,
> >>
> >> Vejo muitos usos da tag name que eu considero inadequados. Por exemplo:
> >>
> >> 1) name=Acesso à Avenida XYZ
> > [...]
> >> Nenhum destes casos refere-se a um nome "oficial". Para mim, são
> >> claramente "tagging for the renderer". O segundo caso também é ruim
> >
> > pelo menos no no. 1) pode ser você quem está errado (e poderia se preocupar menos): Aqui em Florianópolis existem muitas ruas que tem uma placa oficial com nome exatamente assim. Por favor não apague esses dados. Não importa se existe alguma lei com esse nome ou não. Se está na placa, é um nome no sentido de OSM. O maior problema é que nenhum editor do OSM (e nem o sistema em si) exige fontes, então em muitos casos não dá para saber de onde o colega tirou o nome.
> >
> > Nomes como "Escola" podem ser incompletos mas não sei se isso justifica apagá-los. Se alguém passa de carro e só vê uma placa "Escola..." sem conseguir ler o nome completo, ele pode achar melhor colocar o nome "Escola" (com algum fixme ou note) que nenhum. Mas certo, sem fonte não dá para verificar esta história. Se "Retorno" é um nome, não sei. Sem dúvida é uma informação que não devia ser apagada mas no máximo ser colocada num outro tag. Às vezes tem "Saída 1" e "Saída 2", por exemplo. Esses não são nomes? Sem dúvida a informação é ainda mais útil que o "Retorno".
> >
> > Em cidade que não conheço só corrijo erros realmente óbvios e tento não apagar dados neste processo. O resto deixaria para o grupo local. Infelizmente poucas cidades têm um wiki ou pelo menos um contato. Correções regulares no país todo usando um bot, por exemplo, deviam ser documentados no wiki.
> 
> Em caso do "Saída 1" poder usar o tag highway=motorway_junction + ref=1
> 
> Eu acho melhor usar alt_name=Retorno onde nao tem placas indicando o nome de rua e assim (um placa verde com "Retorno" nao significando o nome de rua)
> 
> Eu ja criei paginas no wiki do muitos cidades, se alguns tem informacao specifico do cidades voces mapeando, poder adiciona-lo no wiki
> 
> Aun Y. Johnsen
> Sent from my iPad
> +55 (27) 9736-3919 (vivo)
> 
> >
> > Martin
> >
> > _______________________________________________
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br at openstreetmap.org
> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> 
> _______________________________________________
> Talk-br mailing list
> Talk-br at openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> 
> _______________________________________________
> Talk-br mailing list
> Talk-br at openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20120930/e46e83cf/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br