[Talk-br] OSM e TrackSource

Quarta Agosto 21 23:29:41 UTC 2013

Bem, se fosse a pessoa A importando o mapa feito pela pessoa B sem
falar com ela (por exemplo, baixando diretamente do site), faria
sentido essa discussão. Mas nesse caso, a pessoa A, que foi quem fez o
mapa, está nos dizendo (garantindo) que os dados são inteiramente
gerados por ela. Ela teve acesso ao seu mapa no seu estado inicial e
certamente é a única pessoa que pode responder qual parte do mapa não
é efetivamente sua. Acreditar ou não é uma questão de confiança.

Por exemplo, se a pessoa A dissesse: "Eu fiz esse trecho do mapa por 5
anos, mas não participo do TrackSource", o que faríamos, impediríamos
a sua contribuição? Me parece mais lógico permiti-la. Se não
confiamos, o que precisamos fazer é pensar numa forma eficaz de
fiscalizar. Sugiro uma: por amostragem. Não verificaríamos tudo,
apenas pequenas partes aleatórias do mapa (sugiro usar isto:
http://sautter.com/map/). Se acharmos algo suspeito, seguimos o
protocolo de sempre: entramos em contato, solicitamos a reversão, se
não tivermos resposta revertemos nós mesmos, se a pessoa repetir o
erro bloqueamos ela, se repetir de novo banimos, etc. Isso é o que me
parece mais justo.

Sei que talvez não tenhamos mão de obra suficiente para fazer a tal
fiscalização. Mas também sei que o pessoal do TrackSource tem se
interessado e se informado sobre a forma correta de proceder. Acho que
não devemos tender aos extremos, senão acabaremos sozinhos.