[Talk-br] Excesso de tertiary em Porto Alegre

Sexta Agosto 23 15:39:10 UTC 2013

Além disso, falando em navegação GPS, atualmente a classificação das
vias é o menor dos problemas para navegação em Porto Alegre. Faltam
restrições de conversão em várias das vias primárias da cidade, e isso
tem gerado rotas "erradas" (a classificação, no pior dos casos, apenas
gera rotas "sub-ótimas"). Devo ter feito mais de 500 correções nessas
relações durante o processo de classificação, mas pretendia fazer uma
revisão só das vias arteriais (onde estão a maior parte dos problemas,
e onde a maioria das pessoas passa também, logo, onde há mais chance
de se deparar com o problema). Fiz só um trecho da Ipiranga (e anotei
isso lá no final daquela página do wiki), mas como disse, acabei me
envolvendo em outros trabalhos aqui no OSM. Se você quiser, pode dar
continuidade a isso.

Eu pretendia, porém, fazer antes um tutorial sobre o mapeamento de
cruzamentos, e apresentá-lo à comunidade para discussão. Existem
situações em cruzamentos de vias separadas que só podem ser resolvidas
desenhando-se o mapa assim:
http://www.openstreetmap.org/browse/node/330947414

O caso mais comum é o de haver a "permissão" de dobrar à esquerda e a
"proibição" de fazer o retorno. Nenhum GPS atualmente suporta que o
papel "via" da relação "restriction" seja uma linha, só funciona se
for ponto. Há várias discussões sobre isso na comunidade internacional
(longas, cheias de detalhes, opiniões contra e a favor, etc.).

Geralmente quando não há nenhuma permissão de dobrar à esquerda, o
cruzamento pode ser mapeado assim:
http://www.openstreetmap.org/#map=19/-30.04307/-51.22880

Como a maioria desses casos ocorre ao longo das vias arteriais (que
são quase todas vias separadas), já ia aproveitar pra fazer essa
alteração onde fosse necessário. Se você quiser consertar isso (fazer
o tutorial, discutir com a comunidade antes, etc.), fique à vontade.

+55 (51) 9962-5409