[Talk-br] Origem dos dados do usuário Eduardo Francis Batista

Terça Agosto 27 12:58:01 UTC 2013

2013/8/27 Gerald Weber <gweberbh em gmail.com>:
> Acho exagerado afirmar que os dados do Eduardo sejam ilegais. Ele
> desrespeitou os termos de uso do Google Earth, mas isto não é a mesma
> coisa que estar ilegal. Ele não copiou dados, pelo menos no meu
> entender. Ele desenvolveu os mapas ele mesmo, então o trabalho é dele.

Não pode utilizar nada em cima do Google porque viola a licença de uso
deles. Não tem como escapar disso.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Legal_FAQ#2a._Can_I_trace_data_from_Google_Maps.2FNokia_Maps.2F....3F

Existem muitas explicações como
http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk/2012-November/065103.html

> Quantos dados temos na base onde temos somente a palavra do usuário
> garantindo que está tudo OK? Vamos passar a apagar tudo só porque tem
> "Rua"  na tag name?

Não, mas ruas com nome "Rua" fortemente indicam que a pessoa não sabe
o que está fazendo ou que importou automaticamente os dados.
Existem padrões que indicam uma possível importação automatizada.
Cada caso deve ser analisado separadamente. Não vai ter uma remoção
automática de tudo que contém "Rua" nos nomes.

> Confesso que estou altamente inclinado a abandonar o OSM. Comecei a
> mapear por hobby e gostei muito. Mas agora perdi a confiança no que
> estou fazendo e estou começando a me aborrecer.

Por isso que eu ando sendo chato nesse assunto: se houver
flexibilidade em deixar passar dados que não podem ser utilizados, uma
hora isso acaba sendo descoberto (e tendo que ser reparado,
prejudicando em muito os que contribuíram em cima deles).