[Talk-br] Origem dos dados do usuário Eduardo Francis Batista

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Terça Agosto 27 11:37:14 UTC 2013

2013/8/26 Fernando Trebien <fernando.trebien em gmail.com>:
> Hm quando que voce editou? Entendi que as edicoes do Eduardo foram
> todas recentes. Se voce editou sobre os mesmos dados que ele depois
> que ele editou, sim, isso significa que as suas alteracoes serao
> perdidas. Nao temos um mecanismo automatico pra voltar atras e depois
> aplicar o que voce fez, e nem devemos ter: as suas modificacoes sao
> derivacoes de um trabalho potencialmente derivado de uma fonte ilegal,
> entao eh trabalho derivado da mesma fonte tambem.

Oi Fernando

Acho exagerado afirmar que os dados do Eduardo sejam ilegais. Ele
desrespeitou os termos de uso do Google Earth, mas isto não é a mesma
coisa que estar ilegal. Ele não copiou dados, pelo menos no meu
entender. Ele desenvolveu os mapas ele mesmo, então o trabalho é dele.

Vou fazer uma analogia para o que eu estou falando. Vamos supor que eu
esteja indo para Porto Alegre para visitar você para percorrermos as
ruas e fazermos alguns mapas. Eu chego no aeroporto e alugo um carro.
No entanto, como não conheço bem a cidade eu peço a você dirigir o
carro alugado. Neste momento eu estaria desrespeitando o contrato com
a locadora pois o carro só poderia ser dirigido por mim. Embora seja
uma violação dos termos do contrato isto não é uma ilegalidade (a
menos que você não tenha carteira de motorista) e é um problema meu
com a locadora. A locadora pode me processar, cobrar multa etc, mas
continua não sendo uma ilegalidade. Da mesma maneira, os dados que
coletamos com você dirigindo não seriam ilegais.

Mesmo que os dados do Eduardo fossem ilegais, por exemplo fossem uma
clara violação de Copyright, eu não vejo porque a minha modificação se
torna automaticamente ilegal. Afinal eu poderia ter simplesmente
apagado o dado dele e desenhado tudo de novo. Na prática o resultado
seria exatamente o mesmo. Se eu não aproveitei os mesmos nodes e ways
a contribuição se "legaliza"?

É isto que vou ter de fazer agora? Apagar os dados que estão lá ao
invés de modificar? Afinal vai que o cara mapeou usando com software
pirata? Ou não pagou as prestações do laptop?

O bizarro da situação é que o Eduardo tivesse afirmado que os dados
foram obtidos somente por procedimentos "limpos"  estaria tudo OK.
Quantos dados temos na base onde temos somente a palavra do usuário
garantindo que está tudo OK? Vamos passar a apagar tudo só porque tem
"Rua"  na tag name?

Como debatemos há alguns dias, a falta de controle sobre os dados
existentes na base é completo. A afirmei que havia um problema de
falta de confiabilidade nos dados. Este episódio mostra que é muito
pior do que isto. De fato nem os mapeadores podem ter a confiança de
que seu trabalho seja preservado. Já pensou se algum dia se descobre
que um funcionário do IBGE por preguiça copiou tudo do Google?

Para mim o OSM está se tornando igual a tentar construir um
arranha-céus direto na areia, sem fazer fundação. Uma hora dasaba
tudo.

Confesso que estou altamente inclinado a abandonar o OSM. Comecei a
mapear por hobby e gostei muito. Mas agora perdi a confiança no que
estou fazendo e estou começando a me aborrecer.

um abraço a todos e boa sorte na limpeza desta bagunça

Gerald