[Talk-br] Excesso de tertiary em Porto Alegre

Quarta Agosto 28 15:47:55 UTC 2013

Flavio, voce nao leu o fluxograma inteiro, nem as minhas mensagens,
nem a pagina de status de Porto Alegre no wiki que eu criei com uma
centena de informacoes... Uma residencial que nao tenha cruzamentos
mas que tenha mais de 400m de comprimento vira tertiary. As primarias
vieram desta listagem na Wikipedia, citada na pagina de status de
Porto Alegre, e que (como te disse) deve ter vindo de alguma outra
publicacao oficial:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_em_Porto_Alegre#Ruas_e_avenidas

Eu ainda nao vi a sua proposta. Sua proposta foi a de definir dois
criterios objetivos, mas voce ainda nao os forneceu. O seu criterio
original nao eh objetivo e depende da nocao subjetiva de
"importancia".

Alem disso, eu sou parte da comunidade de Porto Alegre. Inclusive, sou
mais parte do que voce pelo visto devido ao meu grande numero de
edicoes no local e ao meu monitoramento ativo e ao meu envolvimento
com a comunidade brasileira e internacional. Eu MORO aqui ha 28 anos.
Eu TRABALHO no Menino Deus, justo onde voce fez os seus apontamentos,
e uso essas vias com frequencia para chegar e sair do trabalho indo
nao soh pra Zona Sul (onde eu moro) como tambem para a Zona Leste
(onde eu estudo). E pra mim parece muito bom assim, e funciona tanto
visualmente quanto para o roteamento. Viu soh? Duas pessoas na
comunidade local com opinioes e experiencias totalmente distintas. Por
isso um criterio objetivo eh necessario.

Alem disso, vi que algumas vias andaram mudando de classificacao
(http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/17547386). Era
justamente o que eu queria evitar, uma "guerra de edicoes". Parece que
o usuario eh novo, tentei entrar em contato pra que ele participe da
discussao. Acho que vou ter que reverter pra poder recuperar a
informacao da posicao das placas-pare. Nao foi facil descobrir onde
estavam, foi um trabalho minucioso que me consumiu muito tempo. Jogar
a informacao fora assim, deliberadamente, sem justificativa nenhuma
(inclusive o changeset nao tem comentario), sem o cuidado devido, eh
desconsiderar totalmente o meu esforco, sem espirito de comunidade, e
acredito nao ser um valor da comunidade do OSM.

"não há motivo para a Marcílio Dias, a Barão do Triunfo e a Visconde
do Herval serem tertiary, se elas nem atravessam a Érico Veríssimo
(pelo menos até algum tempo atrás, a Barão do Triunfo tinha até feira
que bloqueava a rua uma vez por semana), assim como não há por quê a
Botafogo não ser tertiary no trecho entre a Múcio Teixeira e a Getúlio
Vargas, o que permitiria ir diretamente por ela da Praia de Belas até
a Azenha"

Nao tem motivo para voce, para mim tem. Voce esta analisando a
"importancia" numa escala especifica: a conexao da Praia de Belas com
a Azenha. A "escolha dessa escala" foi a sua escolha subjetiva. Uma
pessoa pode estar analisando as ruas dentro do bairro ou olhando tudo
de longe, a cidade inteira. Por que, afinal, eh importante ir da Praia
de Belas ateh a Azenha diretamente? Nao se pode ir pela Ipiranga ou
pela Jose de Alencar? Se sim, essas outras duas vias sao primarias,
secundarias ou terciarias? Como medir essa importancia de modo que se
aplique a outros bairros e situacoes, especialmente em bairros com
layouts totalmente diferentes, as vezes irregulares?

O fato de haver uma feira numa rua eh absolutamente irrelevante para a
classificacao. Este eh um evento raro, comparado a todo o tempo em que
a via eh transitavel durante a semana. Se for me basear nesse
criterio, entao a Avenida Eduardo Prado, que fica bloqueada por 36
horas toda a semana (muito mais do que essa feira) deveria ter uma
classificacao inferior a residencial, e eu as vezes sinto que deveria
passar da atual secundaria para primaria. Nao eh assim que deve ser,
deve-se usar a tag "access:conditional" para representar bloqueios
eventuais. A classificacao (assim como a classificacao de
estabelecimentos) deve se dar pela funcao usual da via, no dia-a-dia,
nao num dia e horario especificos. E a funcao dessas vias (Marcilio
Dias, Barao do Triunfo, Viscode do Herval) eh servir de coletoras
locais, e o indicio disso eh a sua preferencia sobre as vias que as
cruzam. Agora vai ler o artigo sobre tertiary no wiki em ingles, lah
diz que terciarias em meio urbano sao tipicamente vias coletoras ou
distribuidoras.