[Talk-br] Tag ref

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Dezembro 7 13:37:48 UTC 2013

É uma discussão muito oportuna.

O mais comum tem sido uso de traço, é o jeito que o DNIT usa.
http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/condicoesdrf.asp?BR=259&Estado=Minas+Gerais&DRF=6

Agora alguns problemas recorrentes:
1) duplicação de ref no name, por exemplo ref=BR-262 e também name=BR-262.
Isto deveria ser evitado. Quer dizer, não faz mal, mas também não é muito
útil.

2) mais de um valor no ref, por exemplo ref=BR-381;BR-262 para rodovias
coincidentes.

Em princípio não seria um problema, mas os renderizadores parecem não se
entender com isto.

Além disto é uma informação meio inútil, pois na rodovia mesmo não costuma
aparecer os dois códigos, apenas um deles. Então, além de não aparecer no
mapnik, confunde o usuário por mostrar um código que não aparece na rodovia.

Minha proposta para o problema 2:
Colocar apenas no ref o código que aparece na rodovia (the truth is on the
ground), colocar o trecho coincidente nas duas relações. Por exemplo o
trecho da Fernão Dias que coincide com a BR-262: colocar ref=BR-381 e
adicionar o trecho na relação da BR-381 e também na relação da BR-262. E/ou
fazer uso da tag alt_ref=BR-262.

o que vocês acham?

abraço

Gerald

2013/12/7 Nelson A. de Oliveira <naoliv em gmail.com>

> também
>
> Eu sempre utilizo XX-NNN mas ao mesmo tempo vejos órgãos como o DER de
> SP utilizar em suas páginas XXNNN (sem traço e junto) ou XX NNN (sem
> traço e separado).
> No ministério dos transportes aparentemente é sempre com traço (por
> exemplo,
> http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/3-loc-rodo/loc-rodo/br-050/gbr-050.htm
> )
>
> Eu pessoalmente prefiro (e gostaria que fosse utilizado assim, se
> houver consenso) o formato XX-NNN

Dr. Gerald Weber

gweberbh em gmail.com

Personal website <https://sites.google.com/site/geraldweberufmg/>

 Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais

Department of Physics/Federal University of Minas Gerais

Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brazil

mobile: +55-(0)31-96462277 (mudou/changed 02/07/2013)