[Talk-br] RES: RES: lat/lon coletados

Reinaldo Neves rneves em equacao.com.br
Terça Dezembro 17 16:19:17 UTC 2013

Vou acertar isso com certeza Gerald, de qualquer maneira tenho certeza pelo
menos em uma delas consigo a autorização nos moldes osm necessários.

Quanto a privacidade, esses dados iriam completamente anônimos, essa seria
parte da minha lição de casa antes de processar qualquer coisa, criar uma
base paralela sem a informação que possibilite identificar quem fez o
percurso.

___________________________

Reinaldo Neves

Equação Informática

(11) 3221-3722

De: Gerald Weber [mailto:gweberbh em gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 17 de dezembro de 2013 13:27
Para: OSM talk-br
Assunto: Re: [Talk-br] RES: lat/lon coletados

Oi Reinaldo

estes dados são úteis sim, aliás às vezes são a salvação especialmente no
caso em que a imagem de satélite está encoberta por nuvens.

No seu caso o que precisa é estabelecer quem é o dono dos dados, se é sua
empresa ou a empresa de taxi. Isto não está estabelecido nos seus contratos?
Se não está, acho bom estabelecer, independente do OSM, para evitar dores de
cabeça futuros.

Depois talvez verificar a questão da identificação. Como os dados contem dia
e hora, significa que alguém passou pelo local nesta hora. Em princípio isto
poderia levar a questões de privacidade. Uma maneira seria de anonimizar os
dados escolhendo uma hora inicial fictícia de maneira aleatória, mas
presenvando a diferença de tempo.

Já data seria legal preservar, quando a gente visualiza diversos tracks de
gps com precursos conflitantes às vezes se trata de registros de épocas
diferentes, como por exemplo antes e depois da duplicação de uma rodovia.
Sem a data não há como saber de que época são os dados o que reduz a
utilidade.

Até onde eu sei, os tracklogs carregados no OSM tem a mesma licença ODBL da
base em sí.

http://www.osmfoundation.org/wiki/License/We_Are_Changing_The_License#What_l
icense_is_being_changed.3F

abraço