[Talk-br] [Cocar] Contribuintes para cidades do RJ no OSM

Terça Dezembro 17 23:30:45 UTC 2013

Vou copiar essa discussão pro talk-br porque já tive e ela antes e não
tinha acumulado argumentos suficientes.

Se você quiser se inteirar, a minha opinião coincide com a do Markus
Lindholm nesta outra discussão:
http://gis.19327.n5.nabble.com/Carriageway-divider-td5721108.html

Citando alguns trechos:
- "That guideline says that a physical separation requires two highway
objects, it doesn't say that one shouldn't do the same with legal
separation." [em referência ao guideline oficial da comunidade
internacional: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Editing_Standards_and_Conventions#Divided_highways]

- "One other aspect: it would not be possible to create correct routes
from an address that's in a middle of a block where the the street has
lanes in both direction but that are legally separated. Now if the
shortest route would be to turn left (in a country with right hand
traffic) but the legal route would require to start the trip by going
right, there's no way to express that without having to separate
highways, one in each direction. "

- "Turn restrictions restrict from which highway object to which highway
object one can traverse, they can't tell whether you're allowed to
make a left or right turn at the start of your route. " [sobre usar
restrições de conversão para definir a direção de saída/chegada]

- "As I said earlier physical separation doesn't necessary mean "cannot
pass", because physical obstacles come in all kind of different shape
and form. Where I live there are plenty of cases of physical
separation that any ordinary SUV could easily cross. And then there's
the kind that would require a tank. I think that it would be a more
pressing objective to be able to
provide a legal route from A to B than to cater for all the shortcuts
that are possible but not legal."

- "Also, no one has offered any other solution to the routing issue. The
divider tag has been proposed, but I think it has been demonstrated
not to work, as routing decision are made on the node and not on the
line."

Depois de solicitado um esclarecimento, outro mapeador acrescenta:

- "Without two ways you would be routed directly to the end point, but
with two ways you will be routed with the needed detour. (...) I don't
like mapping like this, but I'm pragmatic and it does solve a real
problem (...)"

Essa discussão foi feita há 1 ano atrás. Desde então, as tags
propostas para marcar a divisão entre as duas mãos foram todas
rejeitadas ou abandonadas, e obviamente nenhum GPS as suporta. Então,
a única forma de fazer o sistema se comportar corretamente é mapear
separadamente quando há separação legal. Isso está de acordo com a
idéia básica de que a separação de fluxos é representada por vias
separadas, que as vias representam os "fluxos" e não as "ruas" em si.

Alguns exemplos:

(1) http://www.openstreetmap.org/way/244692909#map=19/-30.08240/-51.24333

Aqui uma pessoa que estiver saindo do shopping não podia (legalmente)
ir diretamente para o outro lado da avenida Chuí porque havia uma
faixa contínua branca separando as pistas. Hoje, não pode mesmo porque
construiram uma barreira física (tachões).

(2) http://www.openstreetmap.org/way/189129832#map=18/-30.10236/-51.23257

E veja: https://maps.google.com/maps?q=-30.10610+-51.24229&hl=en&ll=-30.102551,-51.232595&spn=0.00698,0.018282&sll=37.0625,-95.677068&sspn=57.030354,74.882813&t=h&layer=c&cbll=-30.102556,-51.232589&panoid=Y0i5rQKpmKRoQZ2YBVR65Q&cbp=11,234.4,,0,7.08&z=16

Esta grande via (avenida Otto Niemeyer) tem seus sentidos separados
apenas por faixa contínua. Não é permitido, chegando ou saindo de um
destino, cruzar para o outro lado, em qualquer dos pontos da via. É
fisicamente possível? Claro. É seguro? Não durante os horários mais
movimentados do dia, e certamente perturbaria o tráfego. Não separar
os sentidos levaria a uma rota que precisa ser ajustada no final,
causando um grande inconveniente ao motorista já que as quadras aqui
são grandes e os cruzamentos cheios de restrições de conversão
incomuns.

Note que a idéia de "deixa o motorista chegar até o destino, errar a
chegada e deixar o GPS encontrar o retorno correto" funciona muito mal
aqui. Por exemplo, se a via fosse simples e não separada, e assumindo
que o GPS continuasse indicando o caminho, ele recalcularia esse
retorno para o motorista:

http://osrm.at/5SS

E estaria errado, caso o destino estivesse do outro lado da via. Ao
confiar no seu GPS, o motorista ficaria dando voltas. O retorno certo
seria esse:

http://osrm.at/5ST

Mas esse cálculo só é possível porque as duas mãos estão mapeadas separadamente.

(3) http://www.openstreetmap.org/way/189129832#map=18/-30.09951/-51.24809

E veja: https://maps.google.com/maps?q=-30.10610+-51.24229&hl=en&ll=-30.099744,-51.24849&spn=0.002468,0.00457&sll=37.0625,-95.677068&sspn=57.030354,74.882813&t=h&layer=c&cbll=-30.099742,-51.248491&panoid=UmlOMl-N8ZBGhZ5NoZ4KHg&cbp=12,194.92,,0,10.46&z=18

A situação aqui é igual à anterior,  mas a via é ainda mais
movimentada, por ser uma arterial.

(4) http://www.openstreetmap.org/way/189129832#map=19/-30.05666/-51.21515

E veja: https://maps.google.com/maps?q=-30.10610+-51.24229&hl=en&ll=-30.056625,-51.215247&spn=0.002469,0.00457&sll=37.0625,-95.677068&sspn=57.030354,74.882813&t=h&layer=c&cbll=-30.056625,-51.215248&panoid=r1R5WFPiRM7Tk_ubJGAJPw&cbp=11,42.92,,0,14.15&z=18

Esse exemplo é interessante porque ocorre exatamente no momento em que
a via passa a ter separação legal. É uma via extremamente movimentada,
fazer algo contra a lei aqui lhe daria muitos problemas e, ao errar a
direção certa para chegar no destino, fica bem complicado encontrar o
retorno certo.

Enfim, Márcio, sendo esse um assunto que ainda não foi devidamente
contemplado pela comunidade, você pode mapear como via simples, mas
apenas cuidado para não desfazer o trabalho dos outros que já
aplicaram a separação por estes motivos.

Abraços,

Fernando