[Talk-br] unindo divisas e rios

Sexta Dezembro 27 18:58:39 UTC 2013

Eu já vi algumas divisas com "name" (particularmente as divisas entre
países) mas acho que é uma redundância (porque o nome pode ser obtido da
relação boundary que representa as regiões, e o Mapnik faz isso quando a
linha da divisa não tem essa tag). Relações boundary funcionam como
multipolígonos, e por isso não estaria errado usar a linha do rio como
membro dessa relação. Se isto é bom pra manutenção do mapa, é outra questão.

Até agora a única situação em que eu senti necessidade de mapear uma linha
de divisa separada de outras que serviriam pra isso é quando parte da
divisa é uma rua. O problema é mais prático que teórico: como os usuários
iniciantes mexem muito em ruas, frequentemente quebram relações que
dependem delas (incluindo relações de rota). Somente por isso que eu separo
a divisa da rua ao mapear cidades, bairros, etc.

Por exemplo, mapeei as regiões administrativas do DF uns dias atrás. Onde a
divisa coincidia com um rio, usei o rio como parte da relação. Onde
coincidia com uma rua, mapeei uma linha de divisa paralela à rua ao invés
de usar a rua na relação.  Ambos os casos levaram a tag boundary. Fiz o
mesmo na divisa entre o DF e Minas.

Acho que as ferramentas que temos nos encorajam a não mapear linhas
sobrepostas, já que fica mais difícil editá-las depois, e frequentemente
fica visualmente mais confuso. E se tiverem exatamente o mesmo contorno por
um longo percurso, mapear múltiplas linhas seria uma duplicação da
geometria que repetiria muitos pontos, gastando espaço na base de dados e
prejudicando a eficiência de vários programas. (Mas enfim, há situações em
que acho válido fazer uma separação.)

Uns tempos atrás calculei que a partir de 20 pontos é mais eficiente (pra
base e pros programas) combinar linhas e usar relações (rota,
multipolígono, divisa,  etc.) do que duplicar a linha e seus pontos. Posso
passar os detalhes do cálculo se quiserem. Mas não é a única coisa que eu
considero na prática.