[Talk-br] unindo divisas e rios

Blademir Andrade de Lima blademirtc em hotmail.com
Sexta Dezembro 27 22:30:36 UTC 2013

Boa noite meu caro.
Quem fez foi eu hahaha, como ja fiz em tantas outras divisas quem possuem um Rio nelas.
Trabalhar com as relações foi a ultima coisa que aprendi no OSM.
Não se pode fazer duas linhas sobrepostas, em qualquer caso no OSM.
Nas divisas, o que eu sei trabalhar, eu "transfiro" a relation para dentro do rio (que passa a fazer parte da relation da divisa. Ja a divisa antiga, é excluída. Por exemplo, um rio tem 100 pontos, a relation tem menos, qual é o mais fiel? O Rio.
Se o caso for contrário, eu excluo o rio e insiro suas informações na tag da divisa. O que for mais perto da realidade eu uso.

Eu não uno as divisas a ruas e estradas, não sei se é correto.

Vale lembrar que no Brasil, com esta imensa bacia hidrográfica, a maioria das divisas se faz em rios e córregos. Trabalhar com elas torna nosso mapa muito mais preciso e bonito, sem aquelas divisas "quadradas".
Estou a disposição para qualquer duvida quanto as minhas changesets.
Att
BladeTC
Date: Fri, 27 Dec 2013 16:07:09 -0200
From: gweberbh em gmail.com
To: Talk-br em openstreetmap.org
Subject: [Talk-br] unindo divisas e rios

Olá Pessoal
tem uma coisa que eu tenho me deparado que são uniões dos tags de rio (waterway=river) no mesmo way de boundary=administrative, como neste exemplo:
http://www.openstreetmap.org/changeset/19047337

faz sentido colocar isto num mesmo way? não teriam de ser 2 ways superpostos? Afinal a tag name vai ser referir a que? À divisa ou ao rio?
Eu tenho visto isto muito e estou um pouco confuso à respeito.

Se alguem souber esclarecer isto eu agradeço.
abraços
Gerald