[Talk-br] Dúvidas quanto ao mapeamento de trevos

Leandro Motta Barros lmb em stackedboxes.org
Quarta Janeiro 30 16:06:58 UTC 2013

Boa tarde, Tymon!

Só para facilitar caso alguém mais queira participar da discussão,
creio que estejas falando deste trevo aqui:
http://osm.org/go/M42Gszri~--

(O que eu vou dizer abaixo é  o que eu costumo fazer; não é
necessariamente "O Jeito Certo". Vamos conversando :-) )

Eu teria mapeado um pouco diferente. Dá uma olhada nessa outra rótula
ali perto (que acho que fui eu que mapeei em detalhes há um tempo
atrás): http://osm.org/go/M4zeq4tIH--

Principais diferenças:

1) Eu sempre penso no link como sendo algum tipo de "transição".
Imagine alguém andando pela 471/392 e passando pelo trevo. Ele não
saiu da estrada primária 471/392. Pelo teu mapeamento, alguém indo
pela 471/392 teria saído por um momento da rodovia primária, entrado
num link, e retornado à primária. Eu não acho que seria nenhum absurdo
considerar o trevo um link (como fizestes), mas, para mim, a ideia de
que "a pessoa não deixou a estrada primária" é mais forte.

2) Esse é um pouco mais grave: Imagine alguém cruzando o trevo no
sentido indo de Canguçu-Pelotas. Ele consegue simplesmente cruzar o
trevo sem desviar o caminho para fora da 471/392, certo? Mas vai
seguindo cada um dos trechos de caminho, respeitando todos os
"oneway", tais como estão mapeados ali. O cara teria que sair da
rodovia principal, entrar na via de acesso a Morro Redondo, fazer um
retorno e só depois retomar a 471/392. (Deu para entender? Não sei se
a minha explicação foi clara.)  É exatamente isso que um sistema de
roteamento faz (num GPS automotivo, por exemplo), então esse
mapeamento como está vai causar uma certa confusão nestes casos. É
detalhe pequeno, mas faz a diferença.

Mas em geral, acho que o mapeando está bem bom.

Abraço,

LMB

PS: Legal ver alguém mapeando a metade sul do RS! De vez em quando
mapeio algumas coisas por aí (tenho familiares aí pela volta), mas
acho uma região bem carente de gente trabalhando.