[Talk-br] Sobre mapeamento de estradas rurais.

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Quarta Janeiro 30 20:06:18 UTC 2013

Depende. Você está olhando apenas pelo Bing? Neste caso sugiro conferir
pelos mapas do IBGE da região que não são precisos mas dão uma idéia sobre
o uso da estrada. Se tiver uma linha só ou se for tracejado eu coloco
track, se tiver dois eu coloco highway=tertiary.

Na dúvida deixo highway=track e surface=ground, ou surface=unpaved. Mas o
mais importante mesmo acho que é colocar source=, assim a gente sabe de
onde veio a sua informação. Se for combinação de Bing e IBGE, coloca algo
assim source=Bing;IBGE

Se você sabe de experiência pessoal de a via tem alguma importância (por
exemplo passa uma linha de ônibus?) então o mais indicado é
colocar highway=tertiary. Neste caso poderia ser source=Bing;survey

Há algumas orientações sobre classificar dependendo se a estrada é
municipal, estadual ou federal. Mas eu não acho isto muito útil,
pessoalmente acho mais importante classificar em termos de roteamento: qual
a sua escolha de rota em nível de importância? Uma estrada estadual pode
ser primary e uma estrada federal alternativa poderia ser secondary, com
isto você está dizendo: pegue a estadual (primary) se puder, só em caso
alternativo pegue a federal (secondary). Mas esta é só uma opinião minha ;)

abraço

Gerald