[Talk-br] Sobre mapeamento de estradas rurais.

Blademir Andrade de Lima blademirtc em hotmail.com
Quarta Janeiro 30 21:28:39 UTC 2013

Quando utilizava Apenas o Bing para traçar as estradas rurais, usava entre Unknow ou track. Mas ao observar os Mapas geográficos do IBGE vi as mais importantes e as mudava para tertiary Surface:ground (e que possuem nomenclatura e que são de responsabilidade dos municípios e sua maioria).
Para ficar fácil, veja para onde a estrada rural leva, se levar a alguma vila ou comunidade pode classificar como tertiary, pois possuiu importância para a região, mas se lava ao nada ou apenas a fazendas, é apenas "track". As que estão como "unknow" eu estou mudando gradativamente.

Att
Blademir Lima
Date: Wed, 30 Jan 2013 18:06:18 -0200
From: gweberbh em gmail.com
To: talk-br em openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br] Sobre mapeamento de estradas rurais.

Depende. Você está olhando apenas pelo Bing? Neste caso sugiro conferir pelos mapas do IBGE da região que não são precisos mas dão uma idéia sobre o uso da estrada. Se tiver uma linha só ou se for tracejado eu coloco track, se tiver dois eu coloco highway=tertiary.

Na dúvida deixo highway=track e surface=ground, ou surface=unpaved. Mas o mais importante mesmo acho que é colocar source=, assim a gente sabe de onde veio a sua informação. Se for combinação de Bing e IBGE, coloca algo assim source=Bing;IBGE

Se você sabe de experiência pessoal de a via tem alguma importância (por exemplo passa uma linha de ônibus?) então o mais indicado é colocar highway=tertiary. Neste caso poderia ser source=Bing;survey

Há algumas orientações sobre classificar dependendo se a estrada é municipal, estadual ou federal. Mas eu não acho isto muito útil, pessoalmente acho mais importante classificar em termos de roteamento: qual a sua escolha de rota em nível de importância? Uma estrada estadual pode ser primary e uma estrada federal alternativa poderia ser secondary, com isto você está dizendo: pegue a estadual (primary) se puder, só em caso alternativo pegue a federal (secondary). Mas esta é só uma opinião minha ;)

abraço
Gerald