[Talk-br] Colaboradores estrangeiros

Terça Junho 18 19:38:10 UTC 2013

Pessoal,

Em Roraima, o problema é na verdade com estas duas relações:

Elas são visíveis a partir do zoom=8 no OSMI selecionando em "View" o
item "Multipolygons" e apenas com a opção "Ring not closed" e suas
sub-opções marcadas na lista "Overlays". Para saber o número das
relações que eu apontei acima, basta clicar em cima das bordas
vermelhas e ver os detalhes no painel "Selection" à direita.

Ambas foram quebradas por este changeset:

Para descobrir, tive que ver como os membros da relação foram mudando
a cada changeset usando o plugin Reverter.

O problema aqui provavelmente foi o Potlatch, que não dá aviso nenhum
ao quebrar e/ou combinar linhas que são membros de relações.

Primeiro o usuário desconectou a fronteira entre Normandia e Uiramutã
da fronteira com a Guiana e depois a reconectou ao rio (!). Deve ter
sido um descuido só. Logo depois ele ajustou a fronteira, alinhando
com o traçado mais detalhado do rio Maú que separa os dois países.

A fronteira com a Guiana estava quebrada em 2 partes (uma para a
Normandia, outra para Uiramutã), então ele resolveu combinar as linhas
numa só. Nesse momento o JOSM daria um alerta, mas o Potlatch não
avisou nada. O que o Potlatch fez foi excluir uma das fronteiras da
Normandia e passá-la para a nova linha única, que passou a ser
fronteira de Uiramutã. Uma confusão.

Por fim, no norte da Normandia, o usuário adicionou um córrego que
serviria para melhorar a definição da fronteira. Pra isso, ele
primeiro excluiu um pedaço da fronteira (que era uma linha só
dividindo as duas cidades) bem no meio da cidade, dividindo a
fronteira em três, e daí excluiu a parte do meio. Nesse momento o JOSM
teria dado outro alerta, e o Potlatch não faz isso. Depois disso ele
traçou o córrego, e por fim duplicou o traçado fechando a fronteira,
mas faltou acrescentar esse novo pedaço de fronteira como membro da
relação.

Do ponto de vista do usuário, estava tudo normal, pois nenhum alerta
foi exibido. Eu também não o culpo por isso. Estou descrevendo em
detalhe só pra que o pessoal que usa Potlatch procure entender melhor
como funcionam as relações e tome cuidado ao mexer em fronteiras de
bairro, municipais e estaduais. Talvez o iD trate disso melhor.

>>> http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/16569483
>>> http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/16567334