[Talk-br] Imagem de Gramado/RS

Quinta Junho 27 14:19:23 UTC 2013

Bem, o problema acontece tanto no JOSM quanto no Potlatch quanto no
site do próprio Bing. É um "buraco" no mapa do Bing e não tem como
"corrigir" até que eles fotografem a região de novo. O melhor que você
pode fazer é conseguir outra imagem (pode ser um mapa em papel
escaneado ou uma imagem aérea, talvez a prefeitura disponibilize algo
assim?) e alinhá-la à imagem de fundo do Bing no JOSM usando o plugin
PicLayer. Uma vez alinhado, você pode salvar o alinhamento e
reutilizar quantas vezes quiser. Posso ajudar você nisso se você tiver
a imagem em mãos.

Já me ocorreu essa questão antes e eu não achei nenhum outro provedor
de imagens para o Brasil (exceto o Google, que não podemos usar). O
MapQuest Open Aerial (segunda melhor opção depois do Bing,
aparentemente) não cobre o Brasil. Existe uma base de imagens
chinesa-brasileira, o CBERS, mas não consegui achar imagens com
detalhe suficiente nessa base.

Uma coisa que você pode fazer (e talvez seja mais fácil) é adicionar
os pontos turísticos como nodos (não como áreas) fazendo survey: você
visita o ponto turístico, marca no seu GPS a posição em que você está,
depois só faz upload dos pontos (é bom editar antes para corrigir
eventuais problemas de precisão no GPS). Sem imagem é meio complicado
fazer um desenho preciso de edifícios, mas acho que só marcar os
pontos já seria muito melhor do que nada.